FIA: Equipes da F1 devem tomar decisão sobre o som dos carros

sexta-feira, 4 de julho de 2014 às 9:15

Escapamento "megafone" da Mercedes

A FIA diz que as equipes da Fórmula 1 agora precisam decidir se vale a pena continuar com os esforços para melhorar o som dos carros.

O trabalho para tentar encontrar uma solução que aumente o barulho dos motores turbo atuais está em andamento, após os fãs reclamarem que eles são silenciosos demais.

Porém, com o conceito do megafone testado pela Mercedes em Barcelona não tendo funcionado, uma ideia que está sendo investigada é uma solução de tubos de escape duplos.

Charlie Whiting, diretor de prova da Fórmula 1, avalia que isso exigiria várias alterações na traseira dos carros, o que poderia ter um impacto na aerodinâmica.

Ao ser questionado pelo site Autosport sobre o progresso na área do som, Whiting disse: “Ainda estamos trabalhando nisso. Uma solução que tem sido testada no dinamômetro é dividir o escapamento. Atualmente, nós temos um cano único no centro do carro, do qual saem todos os gases de escape”.

“Nós fizemos isso de propósito para minimizar o efeito dos gases na aerodinâmica, porque, como você sabe, tivemos muitos problemas com as regras nessa área. O que eles descobriram é que o barulho aumenta se você dividir o escapamento”.

“Parece que funcionaria até certo ponto, principalmente com os megafones, sejam eles redondos ou retangulares. O próximo passo é analisar a viabilidade de fazer isso. Se você colocar um ou dois megafones na traseira de um carro, há muita interação com todos os componentes da parte traseira”.

“Todas essas coisas teriam de ser potencialmente reprojetadas para acomodar dois tubos de escape ao invés de um. Não é um trabalho simples. E acho que o próximo passo é avaliar se todos sentem que vale a pena fazer isso. É a nossa situação no momento”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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