FIA emite comunicado sobre reunião com a Fórmula 1

quinta-feira, 9 de abril de 2026 às 14:55

FIA e mudanças nas regras da F1

A FIA emitiu um comunicado após o início de suas reuniões com a F1 e suas equipes. Em resumo, o órgão publicou um breve texto após as discussões cruciais com a categoria. Além disso, as conversas envolvem fabricantes de unidades de potência antes do GP de Miami.

Assim como o Autoracing já tinha adiantado, o órgão máximo e a comissão da F1 já planejavam encontros para depois da fase inicial de 2026. No entanto, as partes aproveitaram a pausa inesperada no calendário. Isso ocorreu porque os GPs do Bahrain e da Arábia Saudita sofreram adiamento.

Atualmente, as reuniões abordam questões sobre o novo regulamento da F1. De fato, essas normas entraram em vigor no início do ano. Em particular, as preocupações focam na classificação e na segurança.

Foco na segurança e unidades de potência

As regras das unidades de potência ocupam o foco principal. Por exemplo, o acidente de Oliver Bearman no recente GP do Japão amplificou a questão da segurança. Por causa disso, a urgência nos debates cresceu entre os especialistas técnicos.

Após a primeira reunião, a FIA declarou: “A primeira de uma série de reuniões para discutir possíveis mudanças no regulamento da Fórmula 1 de 2026 foi convocada hoje pela FIA.” Portanto, o processo de revisão avança oficialmente.

“A reunião de hoje, entre a FIA e especialistas técnicos das equipes e fabricantes de unidades de potência, abordou uma série de tópicos. Isso faz parte da evolução natural do regulamento técnico e esportivo da F1 de 2026.” Assim, o órgão busca o aprimoramento contínuo.

“Houve consenso geral de que, embora os eventos até o momento tenham proporcionado corridas emocionantes, existe o compromisso de fazer ajustes. Pretendemos alterar alguns aspectos do regulamento na área de gerenciamento de energia.” Consequentemente, o trabalho técnico ganha ritmo.

Quero ser VIP
 

Diálogo construtivo entre as partes interessadas

“Houve um diálogo construtivo sobre tópicos difíceis, especialmente considerando a natureza competitiva das partes envolvidas.” Além disso, o cronograma original foi respeitado por todos os membros.

“Todas as partes concordaram, no início do ano, que esta sequência de reuniões ocorreria após as três primeiras corridas. O cronograma foi elaborado para que dados técnicos suficientes pudessem ser coletados antes de qualquer discussão.” Por isso, a base de dados é fundamental agora.

“Como parte da rodada de discussões colaborativas, novas reuniões estão planejadas para as próximas duas semanas. Haverá uma reunião sobre o Regulamento Desportivo no dia 15 de abril.” Nesse sentido, o objetivo é viabilizar as mudanças técnicas necessárias.

“A próxima reunião técnica será no dia 16 de abril. Nela, os pontos discutidos hoje serão retomados e novos tópicos serão apresentados.” Por outro lado, uma reunião de alto nível ocorrerá no dia 20 de abril.

Consenso e aprovação final no WMSC

Nessa data, espera-se que as opções preferenciais propostas pelas equipes técnicas sejam consideradas. Certamente, a FIA busca um consenso sobre o caminho a seguir.

“O regulamento de 2026 foi desenvolvido e acordado em estreita parceria com equipes e fabricantes de equipamentos originais (OEMs). Também participaram fabricantes de unidades de potência e o detentor dos direitos comerciais.” De fato, esse espírito de colaboração permanece ativo.

“É nesse espírito de colaboração que as possíveis mudanças estão sendo discutidas.” Finalmente, qualquer alteração no regulamento dependerá de validação externa. “Quaisquer alterações no regulamento estarão sujeitas ao processo de aprovação do Comitê de Modalidades Esportivas da FIA (WMSC).”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.