FIA e Alpine condenam fãs abusivos de Colapinto
terça-feira, 20 de maio de 2025 às 9:42
Franco Colapinto com fãs argentinos
A FIA e a equipe Alpine criticaram os abusos pessoais e as ameaças dirigidas aos rivais de Franco Colapinto na Fórmula 1.
Quando Jack Doohan perdeu sua vaga para Colapinto depois de Miami, seu famoso pai Mick Doohan compartilhou uma “história” nas redes sociais mostrando que suas estatísticas em 2025 se compararam muito bem ao companheiro de equipe Pierre Gasly.
A lenda do motociclismo disse à emissora espanhola DAZN em Imola que fez isso para “provar um ponto”, acrescentando que a Alpine agora parece ser uma “equipe cliente” aberta a pilotos cujos patrocinadores podem pagar mais.
Isso provocou uma tempestade de abusos de torcedores argentinos nas redes sociais, que só piorou quando uma conta falsa de Mick Doohan no Instagram compartilhou uma imagem do acidente de Colapinto em Imola com a legenda “muito impressionante”.
“Por favor, parem de assediar minha família”, implorou Jack Doohan aos abusivos torcedores argentinos nas redes sociais.
A Alpine reagiu com um comunicado condenando o “abuso online”, lembrando aos fãs de F1 que “por trás da viseira desses atletas super-humanos, há uma pessoa”.
Colapinto repostou a declaração da Alpine e também pediu o fim do abuso dos fãs argentinos contra outro piloto de F1 – Yuki Tsunoda.
Tsunoda mostrou o dedo médio a Colapinto depois de ser bloqueado em Imola, revelando que posteriormente foi submetido à hostilidade argentina online.
“Estou dizendo isso não por causa do que eles me dizem, eles falam muito sobre Doohan, certo?” declarou o japonês. “Eu não acho que ele estava pilotando de maneira confortável”.
“É bom que eles tenham energia, mas apenas a controlem. Sinto que eles podem usar essa energia de uma forma melhor”.
Para crédito de Colapinto, ele admite que bloqueou Tsunoda nos treinos de Imola, defendendo o “direito” do piloto da Red Bull de ficar irritado.
“Eu bloqueei vários pilotos”, acrescentou ele. “Foi apenas o primeiro dia com o carro e com a equipe”.
“Não sei o que os fãs argentinos fizeram. Os argentinos são pessoas extremamente apaixonadas e sempre bastante duros com os outros. Mas eles precisam mostrar respeito, é isso que todos nós queremos”.
Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, também se envolveu no caso, tendo promovido fortemente uma campanha contra o abuso online bem antes dos últimos incidentes.
“Apoio totalmente Yuki Tsunoda e Franco Colapinto, agradeço a eles por se manifestarem contra a crescente questão do abuso online no automobilismo”, disse ele.
abuso online, alpine, argentinos, f1, fia, formula 1, Franco Colapinto, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.