FIA deve endurecer medidas contra a Rússia
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 18:12
FIA
A FIA convocou uma reunião extraordinária do Conselho Mundial de Automobilismo para amanhã, terça-feira para discutir a guerra na Ucrânia após a invasão da Rússia.
Em uma declaração, um porta-voz da FIA disse: “Uma reunião extraordinária do Conselho Mundial de Automobilismo será convocada amanhã para discutir assuntos relacionados à crise em andamento na Ucrânia.”
“Mais atualizações serão dadas após a reunião.”
Na segunda-feira, a autoridade de automobilismo da Ucrânia pediu à FIA que banisse todos os pilotos da Rússia e da Bielorrússia das competições internacionais.
Isso ocorreu após o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, escrever ao presidente da federação ucraniana, Leonid Kotstyuchenko, garantindo “meu total apoio e o apoio da FIA”.
Entre aqueles que seriam afetados por tal ação está o piloto da Haas F1, Nikita Mazepin.
A Haas, que é patrocinada pela empresa do pai de Mazepin, Uralkali, está em discussões legais esta semana sobre o destino desse acordo de patrocínio, que pode custar a Mazepin seu lugar na equipe.
O Comitê Olímpico Internacional recomendou hoje que “as Federações Esportivas Internacionais e os organizadores de eventos esportivos não convidem ou permitam a participação de atletas e oficiais russos e bielorrussos em competições internacionais”.
A FIA está entre as Federações Esportivas Internacionais reconhecidas pelo COI há uma década.
O GP da Rússia é um de uma série de grandes eventos internacionais que já foram cancelados.
A FIFA baniu hoje a Rússia da Copa do Mundo deste ano no Catar. A punição valerá para todas as seleções do país governado por Vladimir Putin, masculinas e femininas.
Após sofrerem fortes críticas pelas punições brandas que haviam decidido aplicar à Rússia —apenas obrigar o país a competir como “União de Futebol da Rússia”, sem exibir sua bandeira ou ter o hino executado—, os dirigentes da Fifa optaram pela exclusão.
A FIA certamente endurecerá suas medidas contra a Rússia, ou não teria convocado uma reunião extraordinária.
federação ucraniana automobilismo, FIA reunião extraordinária, Leonid Kotstyuchenko, pilotos e dirigentes russos, russia x ucrania
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.