FIA detalha nova opção para corridas com chuva

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022 às 15:50

GP do Japão

A FIA revelou mais detalhes sobre os planos para instalar arcos de roda em carros de Fórmula 1 em condições de chuva para ajudar a reduzir os respingos de água.

A Federação Internacional de Automobilismo anunciou no mês passado que iniciaria alguns testes com para-lamas para ajudar nas corridas com chuva. Sendo a falta de visibilidade devido aos salpicos de água o principal fator limitante em caso de chuva forte, cobrir as rodas é uma solução possível.

O trabalho já está em andamento para avaliar a ideia e espera-se que as versões protótipos das tampas das rodas possam estar prontas para correr já na segunda metade da próxima temporada, embora 2024 seja muito mais provável.

Nikolas Tombazis, diretor técnico da FIA, explicou alguns dos antecedentes da ideia. Por exemplo, as peças serão implantadas cerca de três vezes por temporada, porque eles não querem que essas peças tenham que ser colocadas repentinamente toda vez que chove.

O grego cita como objetivo final evitar a repetição do chuvoso GP da Bélgica de 2021, onde apenas algumas voltas puderam ser feitas atrás do safety car porque as condições eram inadequadas para corridas. A questão também subiu na lista de prioridades após o atraso durante o GP do Japão deste ano em Suzuka devido ao mau tempo.

A FIA já começou a fazer algumas simulações de computador dos benefícios das asas, mas disse que não é tarefa fácil avaliar como a visibilidade foi afetada pelos respingos de água e não pelos pneus.

Tombazis disse esperar algum tipo de melhoria de talvez 50 por cento e também esclareceu que os guarda-lamas permaneceriam nos carros durante toda a corrida, uma vez instalados. Portanto, a instalação ou remoção teria que ser antes de uma corrida ou durante uma bandeira vermelha. Se uma corrida começar muito molhada e ficar seca, eles continuarão.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.