FIA descarta nova montadora na F1 em 2021

Fórmula 1

Jean Todt, presidente da FIA, não espera a entrada de nenhuma nova montadora na Fórmula 1 em 2021, apesar das novas regras de motores terem sido desenvolvidas com novos participantes em mente.

A mudança que deixará os motores mais barulhentos, baratos e menos complicados pode ser confirmada antes do GP de Cingapura em discussões no Grupo de Estratégia da F1. O plano é uma versão menos radical da ideia inicial, que incluía o fim do MGU-H.

O novo regulamento de motores também estava sendo usado para atrair novas montadoras à F1, com Porsche, Cosworth e Aston Martin acompanhando a situação para ver se haveria oportunidades de entrar na categoria.

No entanto, com o processo de elaboração das regras tendo se arrastado, Todt disse que agora tudo indica que não haverá novas fornecedoras a princípio.

Ao ser questionado sobre o prospecto de novas montadoras se juntando à F1, Todt afirmou que uma delas – provavelmente a Porsche – estava considerando seriamente a possibilidade, mas sugeriu que isso não vai acontecer.

“Houve alguma demonstração de interesse de uma, que nos disse que não pode se comprometer para 2021, mas é muito importante para nós saber exatamente qual será o regulamento porque pode haver um forte interesse no futuro”, declarou Todt.

Segundo Todt, o mais importante para ele é que a F1 parece estar chegando a um acordo que garantirá que as fornecedoras atuais, Mercedes, Ferrari, Renault e Honda, fiquem felizes em continuar.

“Minha prioridade é assegurar que nós mantenhamos as quatro”, acrescentou ele. “Eu sempre destaquei que seria bastante injusto com as quatro envolvidas dizer ‘tudo bem, queremos atrair uma nova, então vamos mudar tudo’”.

“Mas e quanto a elas? E todo o investimento que vêm fazendo por anos, e nós dizemos que o regulamento mudará completamente porque uma ou duas podem entrar? Foi uma das razões que impediu uma revolução nas regras de motores. Se conseguirmos garantir essas quatro, seria um grande feito para mim”.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer a etapa de Cascavel da Stock Car!

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.