FIA demite Peter Bayer, ex-chefe de Michael Masi

quarta-feira, 1 de junho de 2022 às 15:37

Peter Bayer

A FIA continua sob constante pressão dos chefes da F1 em meio à reação dos pilotos sobre bagunças nas regras.

A FIA demitiu o chefe de monopostos e diretor executivo Peter Bayer em meio à crescente tensão e rumores de descontentamento entre eles e os chefes da F1. Bayer será substituído por Shaila-Ann Rao, ex-assessora especial do chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff.

Desde 2017, Bayer supervisiona o departamento esportivo da FIA em geral, chegando ao cargo de diretor executivo em 2021, antes do controverso final da temporada que viu o diretor de corridas da FIA, Michael Masi, ser demitido.

Bayer supervisionou a investigação que levou à demissão de Masi, julgando que o australiano não implementou adequadamente os regulamentos da F1. Com a FIA sob pressão dos chefes da F1 sobre as disputas públicas, por exemplo, Lewis Hamilton sendo atingido pela inútil regra sobre joias forçada pelo presidente Mohammed Ben Sulayem, eles claramente acharam adequado fazer uma mudança.

Relatos no início desta semana afirmaram que os chefes da F1 estão “profundamente insatisfeitos” com a FIA nesta temporada e temem que possam estar prejudicando o esporte. As trapalhadas do órgão regulador em Mônaco – atraso na largada e largadas lançadas, protesto da Ferrari baseada nas notas copiadas do ano passado do diretor de prova, etc. – só serviram para aumentar a tensão.

Um comunicado da FIA desta quarta-feira diz: “A Federação International de Automobilismo anuncia a saída de Peter Bayer, que atuou como Secretário Geral do Esporte desde 2017 e também como Diretor Executivo da F1 desde 2021.”

“A FIA agradece-lhe calorosamente pelas conquistas com que contribuiu para o desenvolvimento do desporto motorizado nos últimos cinco anos. Em particular, ele supervisionou, com toda a Divisão de Desporto, a construção da pirâmide de monopostos do Kart à F1, a criação do novo Campeonato Mundial de Rally-Raid, bem como a melhoria da segurança e sustentabilidade em todas as disciplinas. A FIA deseja-lhe o melhor para o futuro.”

“Peter Bayer será substituído interinamente por Shaila-Ann Rao, que acabou de retornar à FIA. Shaila-Ann Rao ocupou anteriormente o cargo de Diretora Jurídica da FIA de meados de 2016 até o final de 2018, antes de passar os últimos três anos e meio ano na Mercedes como Conselheira Geral consecutivamente e depois Conselheira Especial de seu CEO e chefe de equipe Toto Wolff.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.