FIA convoca quatro equipes por apelo da Haas sobre o GP dos EUA

segunda-feira, 6 de novembro de 2023 às 13:35

FIA

Quatro equipes de F1, Red Bull, Aston Martin, Williams e Haas foram convocadas devido à petição da Haas pelo direito de revisão do resultado do GP dos EUA.

Isso será feito na forma de audiência por vídeo, a ser realizada na quarta-feira, 8 de novembro.

A Haas apresentou seu pedido de direito de revisão quase duas semanas após a corrida de Austin, em relação às regras de limites de pista da F1 não terem sido aplicadas de forma adequada.

A Haas considerou que se trata de uma falha dos comissários em punir os pilotos por cortarem por fora da pista na curva 6 para a direita.

O piloto da McLaren, Lando Norris, admitiu que excedeu os limites da pista naquela curva – ele disse que um precedente foi aberto “em pistas anteriores de ‘se eles não consegue ver visualmente, você vai se safar'”, mas equipe McLaren de Norris não está entre as convocadas.

Apenas uma das equipes convocadas tinha pilotos próximos, à frente do piloto da Haas, Nico Hulkenberg, que ficou em P11 na classificação final.

Alex Albon, que recebeu uma penalidade de cinco segundos na corrida por infrações aos limites da pista, não foi mais penalizado na época devido à falta de câmeras externas mostrando o interior da curva.

O carro de Albon é o citado nos documentos de convocação da FIA. Ele terminou 3.190s à frente de Hulkenberg em nono em Austin.

O companheiro de equipe Logan Sargeant foi P10 e desdenhou quando questionado no GP do Brasil sobre a perspectiva de alteração dos resultados do GP dos EUA.

“Para mim, é um pouco ridículo, para ser honesto”, disse Sargeant.

“Se eles não estão monitorando isso na corrida e não são capazes de nos dizer que estamos indo lá, então isso não depende de nós, na minha opinião”.

O quarto colocado da Red Bull, Sergio Perez, foi, com base nas imagens disponíveis a bordo, também um reincidente, enquanto o envolvimento da Aston Martin na audiência indica que seu único finalista do GP dos EUA, Lance Stroll – que foi P8 na classificação final – é outro alvo do direito de revisão da Haas.

A primeira audiência de quarta-feira será para comprovar um “elemento novo significativo e relevante que não estava disponível para a parte que solicitava a revisão na época”.

Caso isso se verifique, será convocada uma segunda parte da audiência.

É provável que Haas tenha que mostrar algumas imagens adicionais para esta audiência. Existe um precedente disso na forma da penalidade de Lewis Hamilton no GP da Áustria de 2020, quando imagens de câmera de 360 graus de seu carro surgiram uma prova que ele não desacelerou o bastante uma bandeira amarela – mas neste caso muito mais do que um seria necessário um conjunto extra de filmagens onboard.

A Haas provavelmente vai apresentar imagens onboard do F1TV, onde é possível assistir a corrida inteira onboard na câmera de todos os pilotos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.