FIA continua sabotando a Formula 1 – Parte 2

terça-feira, 24 de outubro de 2017 às 21:05

Vettel fora da pista na curva 1

A ultrapassagem de Max Verstappen sobre Kimi Raikkonen ainda continua sendo o assunto central do mundo do automobilismo nessa terça-feira, dois dias após o GP dos EUA, que por sinal foi uma corrida espetacular, cheia de disputas e manobras bonitas e ousadas de vários pilotos.

O pequeno texto que escrevi logo após a corrida causou grande repercussão aqui nos comentários do site, nas redes sociais e até em outras línguas, já que recebi emails em inglês, espanhol, holandês, alemão e até em turco contra e a favor do que escrevi. Ainda bem que muito mais a favor – numa média de 3 favor para cada 1 contra, mais ou menos como foram os comentários feitos aqui mesmo no Autoracing pelos nossos estimados leitores.

Um fato que eu não havia me atentado antes é que Max teve que tirar mais para dentro ainda para não bater em Kimi, que não esperava ver o holandês ali por dentro e veio fechando a curva. Se Max não viesse mais para dentro – e talvez por isso tenha passado com as 4 rodas fora da pista – eles teriam batido.

Isso só torna a ultrapassagem mais genial ainda, já que o garoto teve que fazer uma manobra em cima de outra manobra totalmente imprevisível, o que aumentou ainda mais o nível de dificuldade e só tornou a coisa toda mais espetacular ainda.

A pergunta mais recorrente desde que Max foi punido e arrancado do pódio da corrida depois de uma ultrapassagem pra lá de genial em cima de Kimi tem sido: O regulamento permite passar com as 4 rodas para fora da linha branca interna da pista e ganhar vantagem com isso?

A resposta é não, não pode. De acordo com a FIA não pode quase nada na F1. Eles querem um automobilismo”higienizado”, digamos assim. O problema é que você tem que punir todos que fazem o que não pode, não apenas alguns e às vezes.

Todos os pilotos no GP dos EUA se beneficiaram nas curvas 1, 4, 5, 10, 12 e 19 saindo da pista (faixa branca do lado de dentro da pista) com as 4 rodas tanto no qualy como na corrida e ninguém foi punido. Todos eles ganharam vantagem ao fazer isso, às vezes em tempo de volta, às vezes para defender posição, às vezes durante uma disputa quando o cara não ultrapassou no momento que saiu da pista, mas conseguiu melhor tração e traçado para ultrapassar na reta ou na curva seguinte.

Temos inúmeros exemplo disso na corrida inteira, basta assisti-la de novo.

A foto que ilustra o texto é o Vettel saindo com as 4 rodas da pista na curva 1 na largada, quando ele saiu da pista para poder acelerar antes do Hamilton e não tomar o X. Graças a essa manobra ele conseguiu completar a ultrapassagem, que havia começado no final da reta anterior, ou seja, ele ganhou uma enorme vantagem – a liderança da corrida ali.

Eu não acho que o Vettel devia ser punido porque muitas das ultrapassagens na F1 tem que ser “na marra” para poderem acontecer. Vettel ali foi na marra e conseguiu, assim como Verstappen fez a mesma coisa depois com o Raikkonen. Apesar do momento diferente, o resultado de ter saído da pista foi conseguir realizar a ultrapassagem.

Aí chega na última volta e o Max é punido por fazer o que todos fizeram na classificação e na corrida inteira.

Então é simples. Você pune todo mundo que fez ou não pune ninguém. É uma lei para o Verstappen e outra lei para os outros?

Ridículo…

Em tempo: Max Verstappen ganhou a eleição da FIA de “piloto do dia” e tenho quase certeza que ganharia aqui no Autoracing a eleição de “Piloto da Semana”, caso nós não estivéssemos com problemas na nossa enquete, que está nos impossibilitando de colocá-la no ar de maneira correta.

Veja a última volta inteira onboard:

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.