FIA considera punição por declarações de Alonso

sábado, 21 de maio de 2022 às 9:45

Fernando Alonso

A FIA está investigando se Fernando Alonso trouxe descrédito à Fórmula 1 com suas críticas contundentes aos dirigentes do esporte. Há alguns dias, o bicampeão disse em um evento de patrocinador pessoal que a “coisa mais preocupante” sobre a nova era da F1 era “a direção de corrida e os comissários”.

De fato, a F1 demitiu Michael Masi no final do ano passado e substituiu o controverso diretor de corrida por dois recém-chegados – Niels Wittich e Eduardo Freitas. “Com todas as mudanças que aconteceram, eles não se adaptaram muito bem e é uma preocupação para todos os pilotos agora”, declarou Alonso no início desta semana.

Ele então intensificou a retórica na coletiva de imprensa oficial da FIA na sexta-feira antes de seu GP da Espanha em casa, mirando fogo particular em Wittich e nos comissários de Miami por uma penalidade “muito injusta”.

“Foi apenas incompetência dos comissários”, disparou o piloto de 40 anos. “Eles não foram muito profissionais, eu acho”.

“Depois da corrida chegamos com todas as provas e eles estavam fazendo as malas”, acrescentou Alonso. “Eles não sabiam como voltar desse documento. Honestamente, é algo que não deveria acontecer na Fórmula 1, com o profissionalismo e os padrões que a Fórmula 1 tem agora”.

Depois de fazer os comentários, Alonso foi visto conversando com o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e o co-diretor de corrida de Wittich, Eduardo Freitas, no motorhome da Alpine. Os relatos sugerem que os comentários depreciativos de Alonso foram encaminhados aos comissários.

O chefe da equipe Alpine, Otmar Szafnauer, defendeu seu piloto. Quando perguntado sobre a transcrição da coletiva de imprensa, ele disse: “Eu li. Em Miami ele foi punido duas vezes. Então Norris e Gasly colidiram e não houve penalidade. Acho justo dizer que a FIA foi inconcisa”.

“Mick Schumacher tirou Vettel e não houve punição, embora eles estivessem lutando por pontos. Então, por que Fernando recebeu uma punição? Acho justificado que Fernando esteja irritado com as decisões da FIA”, concluiu o dirigente.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.