FIA confirma que Colton Herta não terá superlicença

sexta-feira, 23 de setembro de 2022 às 16:26

Colton Herta

A FIA anunciou agora que Colton Herta está oficialmente inelegível para uma superlicença. Com isso, a chance de uma vaga na F1 nao existe para ele por enquanto. O americano estava na mira da AlphaTauri para uma vaga para a temporada de 2023, mas a equipe de Faenza jogou a toalha na batalha por pontos de licença.

A discussão em torno dos pontos de superlicença veio à tona quando foi anunciado que Herta estava na lista para substituir Pierre Gasly na AlphaTauri. O francês, por sua vez, iria para a Alpine como substituto de Fernando Alonso.

Helmut Marko indicou anteriormente que Gasly só poderia sair se um bom substituto estivesse disponível. Tudo isso dependia de Herta conseguir ou não a superlicença. O conselheiro da Red Bull disse na semana passada que a AlphaTauri descartou Herta porque estava demorando muito para obter clareza. Então agora a FIA finalmente deu essa clareza.

Um porta-voz da FIA fez a seguinte declaração: “A FIA confirma que as investigações foram feitas através dos canais apropriados e que a FIA confirmou que o piloto Colton Herta não tem o número de pontos necessário para obter uma Superlicença da F1”.

“A FIA está constantemente revisando seus regulamentos e procedimentos, inclusive no que diz respeito à elegibilidade para uma Superlicença, com os principais fatores em relação a essa questão sendo segurança, experiência e desempenho no contexto da pista”, completou.

É uma boa notícia para De Vries, que agora pode adicionar a AlphaTauri à sua lista de equipes interessadas, além de Alpine e Williams. Na semana passada, De Vries já revelou que havia falado com Helmut Marko.

O negócio agora é esperar o momento definitivo em que Gasly será anunciado pela Alpine. Assim, sem Herta, há agora oficialmente um concorrente a menos no grid.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.