FIA confirma introdução do motor V6 de 1.6 litro na Formula 1 em 2014

quinta-feira, 30 de junho de 2011 às 11:46
f111-ferrari-engine-barcelona615
A Fórmula 1 vai mudar oficialmente para um formato de motor V6 de 1.6 litro a partir de 2014, após as propostas finalizadas pelos acionistas da categoria durante o GP da Europa do último fim de semana terem sido aprovadas pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA na quarta-feira.
De acordo com uma declaração da federação, os membros do conselho, em uma votação por fax, concordaram em formalizar os novos motores turbo, que terão unidades de recuperação de energia.
A declaração afirmou: “Após uma votação de seus membros por fax, o Conselho Mundial de Automobilismo ratificou o regulamento de motor recentemente proposto depois de consultas com os principais acionistas da Fórmula 1”.
“A nova unidade será um V6 1.6 turbo com sistemas de recuperação de energia. Essa nova fórmula 1 entrará em vigor a partir do início da temporada 2014 do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA”.
As equipes da Fórmula 1 e a FIA viveram um impasse em relação à situação do motor ao longo de várias semanas até chegarem a um acordo durante uma reunião da Comissão da Fórmula 1 antes do GP da Europa visando adiar a introdução do regulamento para 2014.
Os novos planos também trazem uma mudança no formato do motor de quatro cilindros para uma unidade de seis cilindros – a Ferrari era contra o primeiro conceito por razões de marketing. A Mercedes e a Cosworth também haviam expressado preocupações com os custos de desenvolvimento. Os chefes técnicos da Fórmula 1 então se reuniram em Valencia para dar seu apoio formal ao plano do V6 de 1.6 litro.
As equipes indicaram após a reunião de Valencia que pediriam um aumento do limite proposto de giros de 12 mil para 15 mil rpm. Ainda não está claro se isso foi incluído nos planos ratificados. Também não se sabe se um pedido para adiar a introdução das novas regras dos chassis marcada para 2013 – a fim de coincidir com o novo motor – foi bem sucedido.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.