FIA confirma desclassificação de Vettel na Hungria

segunda-feira, 9 de agosto de 2021 às 17:08

Sebastian Vettel

A FIA não aceitou rever a desclassificação de Sebastian Vettel do GP da Hungria.

Vettel perdeu o P2 quando sua equipe não conseguiu fornecer uma amostra de um litro de combustível após a corrida, conforme exigido pelas regras. Apenas 300ml puderam ser extraídos do Aston Martin do alemão.

A Aston Martin pediu uma revisão da decisão na semana passada. No entanto, após considerar uma proposta feita pela equipe, os comissários da FIA recusaram o pedido.

Para que uma revisão seja concedida, os comissários devem descobrir uma nova peça de evidência significativa e relevante que não estava disponível quando a decisão original foi tomada.

A Aston Martin forneceu informações detalhadas de seu sistema de combustível e alegou mostrar que havia tido uma falha durante a corrida. Como resultado, “uma quantidade significativa de combustível foi inadvertidamente descarregada da célula de combustível” do carro de Vettel durante a corrida.

Os comissários concordaram que essa evidência constituiu um “novo elemento”. No entanto, eles apontaram que isso não mudou o fato de que a Aston Martin não foi capaz de dar uma amostra suficiente após a corrida.

A Aston Martin originalmente afirmou que havia 1,44 litros de combustível no carro de Vettel. No entanto, os comissários observaram, “uma análise de vários dados realizada após 1º de agosto de 2021 mostrou que havia, na verdade, menos de um litro restante no final da corrida devido a um defeito inicialmente despercebido no sistema de combustível.”

O livro de regras da F1 “inequivocamente exige a quantidade restante de um litro e não permite quaisquer exceções em que circunstâncias dispensem o cumprimento da regra”, acrescentaram.

Os comissários, portanto, consideraram o pedido de Aston Martin como um recurso inadmissível, e a desclassificação de Vettel permanece. A perda do P2 de Vettel significa que a Aston Martin permanece em P7 no campeonato, atrás da Alpine, que eles teriam ultrapassado se a desclassificação de Vettel tivesse sido anulada.

A decisão também tem implicações para o campeonato. Lewis Hamilton herdou o P2 de Vettel e ganhou dois pontos sobre o rival Max Verstappen. Hamilton, portanto, tem uma vantagem de oito pontos no campeonato de pilotos, enquanto a Mercedes lidera a disputa pelo título de construtores com 12 pontos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.