FIA conclui investigação sobre a Red Bull
terça-feira, 12 de novembro de 2024 às 9:37
Inspeção na Red Bull
A Red Bull foi inocentada após uma investigação completa da FIA sobre alegações de que a equipe estava usando ilegalmente um dispositivo para ajustar a altura de seus carros entre a classificação e a corrida.
A equipe se viu sob os holofotes antes do GP dos Estados Unidos após a revelação de um sistema que ajusta a folga do ‘bib’ frontal do seu RB20.
Também conhecido como ‘tea-tray’, o sistema fica na frente e no meio do assoalho do carro. Idealmente, as equipes preferem uma altura menor para a classificação e um pouco maior para a corrida.
De acordo com as regras do parque fechado, é ilegal ajustar a altura do carro entre uma sessão de classificação e uma corrida.
O dispositivo veio à tona após o GP de Singapura, aparentemente por meio de documentos de componentes de código aberto que as equipes fornecem à FIA sobre o design de seus carros.
Isso alertou os rivais da Red Bull, dando início a conversas com a FIA, o que resultou na decisão da federação de “implementar ajustes de procedimento para garantir que a folga do bib frontal não possa ser facilmente modificada. Em alguns casos, isso pode envolver a aplicação de um selo para fornecer mais garantias de conformidade”.
Isso foi feito com efeito imediato para Austin. Desde então, e após a culminação da recente rodada tripla que também incluiu México e Brasil, funcionários da FIA visitaram a sede da equipe em Milton Keynes e inspecionaram minuciosamente os carros.
Uma declaração da FIA afirmou: “A FIA revisa e inspeciona regularmente a conformidade com os regulamentos técnico, esportivo e financeiro das equipes de F1, e isso pode envolver verificações pontuais nos circuitos ou inspeções e investigações nas fábricas das equipes”.
“Da mesma forma, é prerrogativa das equipes levar ao conhecimento da FIA quaisquer preocupações sobre a conformidade de suas competidoras com o regulamento, e esse fenômeno é claramente intensificado em campeonatos onde pode haver uma disputa mais acirrada pelo prêmio máximo, como tem sido o caso em 2024”.
“A FIA leva essas questões muito a sério e procura investigá-las, além de todas as verificações regulares que realiza durante o fim de semana de corrida e depois”.
“Como parte deste processo de avaliação, representantes técnicos da FIA visitaram a sede da Red Bull Racing para investigar em profundidade alegações recentes sobre o design do assoalho dianteiro e seu uso”.
“Essa investigação concluiu que nenhuma violação ocorreu, portanto confirmou a posição adotada pela FIA durante o GP dos EUA em Austin”.
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