FIA avalia dar a superlicença a Colton Herta

quarta-feira, 31 de agosto de 2022 às 16:39

Colton Herta no teste com a McLaren

A FIA está considerando se vai dar ao piloto da Indy, Colton Herta, a superlicença de Fórmula 1 em meio a especulações de que o americano vai guiar para a AlphaTauri na próxima temporada.

Herta já fez um teste com a McLaren F1 guiando um carro de 2021 em Portimão no mês passado .

No entanto, ele agora foi escalado por Helmut Marko da Red Bull, como piloto da AlphaTauri , se, por exemplo, Pierre Gasly for pilotar para a Alpine .

Atualmente Herta está aquém dos 40 pontos necessários para obter uma superlicença.

É claramente do interesse da F1 e de todas as equipes ter um americano no grid no próximo ano – especialmente com Las Vegas se juntando a Austin e Miami no cronograma – mas a FIA terá que ter cuidado para não abrir um precedente ao quebrar suas próprias regras.

Enquanto os chefes de equipes rivais podem ver claramente o valor de ter um americano na F1, aqueles que têm programas juniores e gastam muito para permitir que seus pilotos acumulem pontos na F3 e F2 também farão questão de ver que o processo estabelecido é respeitado.

Uma fonte de paddock intimamente associada a jovens pilotos disse ao Autosport: “Se ele conseguir uma licença, podemos parar de investir na F3 e na F2”.

Na verdade, Herta não está muito longe do total exigido, já que a Indy tem um peso relativamente forte na tabela de pontos de superlicença.

Conhecida como Suplemento 1, essa tabela e os demais requisitos relativos às superlicenças podem ser encontrados no Apêndice L do Código Esportivo Internacional da FIA.

Devido ao COVID, os pilotos atualmente podem contar suas três melhores pontuações nas quatro temporadas anteriores à sua inscrição, o que significaria 2019 a 22 se a Herta correr na F1 no próximo ano.

Ele ganhou quatro pontos pelo sétimo lugar na Indy em 2019, 20 pelo terceiro lugar em 2020 e oito pelo quinto lugar em 2021, totalizando 32.

Faltando duas rodadas para o fim do campeonato de 2022 da Indt, ele atualmente está em P10 com o oitavo melhor resultado final realista, por isso não contará como um dos seus três melhores.

Ele também pode ganhar um ponto extra para qualquer sessão de TL1 que fizer entre agora e o final da temporada de 2022, desde que guie mais de 100 km e não registre nenhum ponto de penalidade.

Até 10 pontos podem ser obtidos dessa forma. Com a temporada de Herta na Indy terminando no mesmo fim de semana do GP da Itália, qualquer corrida com a AlphaTauri poderia, em teoria, envolver as últimas seis corridas da temporada a partir de Cingapura, potencialmente levando-o a 38, embora seja improvável que a equipe consiga organizar um programa completo a tempo.

Crucialmente, no entanto, a FIA deu a si mesma alguma margem de manobra, já que uma cláusula do ISC observa que uma superlicença ainda pode ser concedida a um piloto que perde as outras qualificações. Esse é o caso se eles “conseguiram um mínimo de 30 pontos de superlicença, mas julgados por determinação exclusiva da FIA como incapazes de se qualificar em qualquer um dos itens a) a c) acima, enquanto participavam de um ou mais dos campeonatos listados no Suplemento 1 , por circunstâncias fora de seu controle ou motivos de força maior.”

Força maior pode ser especialmente útil se Herta solicitar uma superlicença completa – e não a versão de sexta-feira usada para sessões de TL1 – que lhe permitiria correr este ano. Isso potencialmente abriria a gama de resultados de quatro temporadas que ele pode chamar para incluir 2018 a 21.

Ele terminou em segundo lugar no campeonato Indy Lights de 2018, um desempenho que, em teoria, deveria valer 12 pontos.

Infelizmente para Herta, a categoria teve apenas oito participantes regulares, não o suficiente para atender aos critérios da FIA para marcar pontos de superlicença.

No entanto, se a FIA decidir que ele poderia contar esses pontos – por exemplo, porque a falta de entradas estava fora de seu controle – ele poderia contar 12 para 2018, 20 para 2020 e oito para 2021, perfazendo um total de 40. , que é exatamente o que ele precisa.

Mas esse cenário parece depender da AlphaTauri puder permitir que ele corra antes do final deste ano, o que significaria colocar Gasly ou Yuki Tsunoda no banco em um dos eventos finais da temporada.

AS - www.autoracing.com.br

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