FIA avalia ajustes nas regras após desclassificação da McLaren
quinta-feira, 27 de novembro de 2025 às 9:30
McLaren em Las Vegas
Andrea Stella, chefe da McLaren, revelou que a FIA já analisa uma possível mudança no regulamento técnico após a dupla desclassificação da equipe em Las Vegas.
A discussão surgiu porque Lando Norris e Oscar Piastri perderam seus resultados quando os blocos das pranchas dos carros mostraram desgaste além do permitido.
Os blocos não podem ficar com menos de 9mm ao final de qualquer corrida. Caso isso aconteça, a desclassificação é automática. Portanto, a equipe não tinha como contestar a decisão, já que o processo para infrações técnicas na Fórmula 1 é direto e sem margem para interpretação.

Mesmo assim, Stella afirmou que a FIA agora considera implementar penalizações proporcionais, principalmente quando o ganho de performance é mínimo e a irregularidade é pequena.
“Verificamos, juntos ao delegado técnico, que a medição estava correta”, disse Stella. No entanto, ele destacou que o desgaste foi bem leve e em apenas um ponto: 0,12mm no carro de Norris e 0,26mm no de Piastri.
Ainda assim, o chefe da McLaren reforçou que o regulamento é claro: os blocos traseiros precisam manter os 9mm em todos os locais ao final da prova.
Stella lembrou que, diferentemente das regras esportivas ou financeiras, o regulamento técnico não prevê proporcionalidade.
Segundo ele, a própria FIA reconheceu que essa falta de ajuste deve ser revista para que infrações pequenas e acidentais – geralmente sem impacto significativo na performance – não gerem punições extremamente severas.
Além disso, a FIA destacou que não houve intenção de tirar vantagem, já que a equipe também apresentou circunstâncias atenuantes aos comissários do evento.
Verstappen se aproxima no campeonato
A situação ficou ainda mais sensível porque Max Verstappen aumentou a pressão na disputa pelo título desde o retorno da pausa de verão.
Ele reduziu a diferença para os pilotos da McLaren nas últimas etapas. Com a desclassificação em Las Vegas, o holandês agora está 24 pontos atrás do líder com apenas duas corridas restantes.
Verstappen venceu quatro das últimas sete provas, enquanto a McLaren conquistou apenas duas vitórias no mesmo período. Esse contexto intensificou a disputa e tornou a punição ainda mais pesada para a equipe britânica.
Mesmo assim, Stella afirmou que o problema em Las Vegas não foi causado por uma busca excessiva por desempenho para conter o avanço do quatro vezes campeão.
“O que aconteceu em Vegas veio de uma anomalia no comportamento do carro, e não de um esforço exagerado por performance”, explicou.
McLaren reafirma método e aprende com o episódio
Ainda que o episódio tenha gerado impacto direto no campeonato, Stella ressaltou que o método da McLaren continua sólido.
Afinal, a equipe conquistou dois títulos de construtores seguidos e colocou seus dois pilotos na liderança do campeonato justamente por manter um processo consistente.
Ele reforçou que cada situação oferece novas lições. “Aprendemos sempre. Ajustamos nosso método constantemente e vamos usar tudo o que ocorreu em Vegas para seguir evoluindo”, finalizou Stella.
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