FIA Atrasada: Especulações sobre violações no teto de custos da F1
quinta-feira, 23 de outubro de 2025 às 23:55
FIA
Um atraso incomum na emissão dos Certificados Teto de Custos F1 pela FIA alimenta crescentes especulações. O atraso sugere que possíveis violações estão sob investigação, conforme publicado pelo The Race. O teto orçamentário da F1 começou a valer na temporada de 2021. Portanto, a confirmação das análises da FIA sobre as inscrições das equipes, com prazo em 31 de março, costumava terminar logo após as férias de verão europeu.
Normalmente, todas as 10 equipes recebem seus certificados de conformidade quase ao mesmo tempo se cumprirem os regulamentos. Por exemplo, a data de emissão foi 5 de setembro em 2023. No ano passado, por outro lado, o prazo foi 11 de setembro. Primeiramente, o processo atrasou além do início de setembro apenas em 2022. Naquele ano, a Red Bull e a Aston Martin violaram as regras do teto orçamentário. Dessa forma, a FIA precisou de tempo extra para conduzir análises adicionais. O anúncio de 10 de outubro de 2022 confirmou a liberação de oito equipes de 2021, além das duas infratoras.
Por Que a Demora na Entrega dos Certificados?
O atraso atual já soma duas semanas de distância da data limite de 2022. Além disso, ele está sete semanas após o anúncio tradicional da FIA. Consequentemente, há uma crescente especulação no paddock. Muitos acreditam que a FIA está envolvida em investigações mais extensas.
Fontes indicam investigações sobre potenciais infrações por mais de uma equipe. Contudo, a FIA precisa de tempo para analisar os detalhes e verificar se tudo está em ordem. Assim, é possível que discussões sobre interpretações de orçamentos e conformidade ainda ocorram. No final das contas, tudo pode estar correto.
No entanto, a magnitude desse atraso sugere que as coisas não parecem claras. A demora foi longa o suficiente para gerar discussões abertas no paddock sobre uma possível ação da FIA. Afinal, a própria FIA afirmou na quinta-feira que a revisão das contas de 2024 ainda não estava concluída. A entidade espera divulgar suas conclusões em breve. Além disso, a FIA deixou claro que não fornecerá informações sobre as equipes individualmente.
Posição Oficial da FIA e Valores do Teto
Um porta-voz da FIA disse: “A Administração do Teto de Custos da FIA está finalizando a revisão das contas de 2024 das equipes e fabricantes de unidades de potência. O resultado deve ser comunicado em breve.” Ademais, o porta-voz continuou: “A FIA não comenta propostas individuais. Em outras palavras, conforme a prática estabelecida, a FIA tornará públicos os resultados da revisão assim que a avaliação de todas as propostas for concluída e finalizada.”
O teto de custos do ano passado foi estabelecido com um valor base de $135 milhões de dólares. Apesar disso, o teto chegou a aproximadamente $165 milhões devido à inflação e a ajustes no calendário. Igualmente, há um teto de custos para a unidade de potência. Ele atinge $95 milhões.

O Que Acontece Após uma Violação no Teto de Custos?
As equipes enviam a documentação de seus gastos de 12 meses até 31 de março. Após a entrega, a Administração de Teto de Custos da FIA examina os documentos. A FIA pode concluir a conformidade com os regulamentos. Ou então, pode abrir uma investigação em caso de incertezas. A FIA emitirá o certificado de conformidade se tudo estiver em ordem. Este documento comprova que a equipe estava abaixo do limite de gastos.
Há duas opções disponíveis se a FIA identificar uma violação. Uma opção é iniciar negociações para um Acordo de Violação Aceito (ABA). O ABA aplica-se a violações processuais ou de gastos menores. A segunda opção é acionar um Painel de Adjudicação do Teto de Custos para violações mais graves das regras. Segundo o Artigo 6.11, a equipe não tem direito de apelação contra qualquer decisão da Administração do Teto de Custos de emitir um certificado de conformidade.
Acordo de Violação Aceito (ABA) e Painel de Adjudicação
O ABA trabalha com a Administração do Teto de Custos. Este órgão propõe sanções adequadas à escala da interrupção. As sanções consideram “fatores agravantes e atenuantes”. A equipe pode aceitar ou rejeitar as propostas. Para aceitar uma ABA, a equipe deve reconhecer a violação. Em seguida, ela deve aceitar e cumprir a sanção aplicada e concordar em arcar com os custos. A equipe deve renunciar ao seu direito de contestá-la.
Se uma equipe rejeitar o ABA, o assunto segue para o Painel de Adjudicação do Teto de Custos. Da mesma forma, se a infração for grave, o painel assume. O painel é composto por seis a 12 juízes eleitos pela Assembleia Geral da FIA. A audiência ocorre a portas fechadas. Nenhuma informação pode ser divulgada antes, durante ou depois do processo, exceto a decisão final. A equipe pode contestar sua decisão no Tribunal Internacional de Apelação da FIA.
Punições e Precedentes Históricos
A escala de punições por uma violação do teto de custos depende da infração. A equipe receberá apenas uma multa em caso de violação processual. Isto inclui, por exemplo, uma entrega tardia ou a não resposta a solicitações. Entretanto, a equipe poderá ter pontos no campeonato de construtores deduzidos por atraso ou não entrega integral dos documentos.
Uma violação menor de gastos excessivos conta como menos de $5\%$ acima do limite. A equipe pode receber uma penalidade financeira e/ou penalidades esportivas menores. Especificamente, a FIA classifica as penalidades esportivas menores como repreensão pública, dedução de pontos de pilotos ou construtores, suspensão de corridas, limitação de testes ou redução do teto de custos futuro. O regulamento lista as mesmas opções de punição para uma violação material (mais de $5\%$ acima do limite). No entanto, ele inclui a possibilidade de exclusão do campeonato mundial para a violação material.
Em 2022, a Red Bull e a Aston Martin foram punidas. A Red Bull recebeu multa de $7$ milhões de dólares. Além disso, teve uma redução de $10\%$ nos testes em túnel de vento por excesso de gastos inferior a $5\%$. A FIA constatou que a equipe excedeu o teto por pouco mais de $2,3$ milhões de dólares. Finalmente, a Aston Martin recebeu multa de $450.000$ dólares por violação de procedimento. Ela havia excluído ou ajustado custos incorretamente. A Williams também recebeu multa de $25.000$ dólares por enviar os relatórios anuais após o prazo final no primeiro ano do teto.
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