FIA aplica 12 punições horas depois do GP da Áustria e altera resultados

domingo, 2 de julho de 2023 às 17:41

FIA

Hoje a FIA teve um dia (dos piores) de Stock Car brasileira. Depois um protesto da Aston Martin, várias horas depois o órgão anunciou que alterou mais 12 resultados dos pilotos após o GP da Áustria.

Enquanto Max Verstappen venceu pela quinta vez consecutiva em 2023 – a sétima na temporada – cresciam os murmúrios sobre uma série de possíveis punições para vários pilotos em relação às violações dos limites da pista.

A Aston Martin chegou ao ponto de protestar contra o resultado da corrida, com sua alegação girando em torno do fato de que “vários carros não foram punidos por violação do Artigo 33.3 (que trata dos limites de pista) do Regulamento Esportivo”.

Os comissários observaram que “uma série de voltas deletadas nos chamaram a atenção após o recebimento do protesto”. A Aston Martin posteriormente solicitou que o Race Control “executasse uma reconciliação de todas as voltas excluídas com as punições aplicadas”.

Desgosto para Sainz

Foi revelado após a bandeira quadriculada que o controle de corrida teve que lidar com mais de 100 voltas deletadas durante a corrida.

E depois de mais deliberações, a FIA determinou que vários pilotos foram mal punidos, sendo o mais significativo Carlos Sainz – cuja penalidade de 10 segundos por uma violação dos limites da pista o rebaixa de P4 para P6, atrás de Lando Norris e Fernando Alonso.

Lewis Hamilton também perdeu uma posição para seu companheiro de equipe George Russell graças a uma punição de 10 segundos (além dos 5 segundos que já havia pago durante a corrida), enquanto Pierre Gasly perdeu um ponto quando Lance Stroll o ultrapassou pelo P9.

Veja o resultado final(?) do GP da Áustria depois das punições

1. Max Verstappen [Red Bull]

2. Charles Leclerc [Ferrari]

3. Sergio Pérez [Red Bull]

4. Lando Norris [McLaren]

5. Fernando Alonso [Aston Martin]

6. Carlos Sainz [Ferrari]

7. George Russel [Mercedes]

8. Lewis Hamilton [Mercedes]

9. Lance Stroll [Aston Martin]

10. Pierre Gasly [Alpino]

11. Alex Albon [Williams]

12. Zhou Guanyu [Alfa Romeo]

13. Logan Sargeant [Williams]

14. Esteban Ocon [Alpine]

15. Oscar Piastri [McLaren]

16. Valtteri Bottas [Alfa Romeo]

17. Nyck de Vries [AlphaTauri]

18. Kevin Magnussen [Haas]

19. Yuki Tsunoda [AlphaTauri]

20. Nico Hülkenberg [Haas] Abandono

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.