FIA anuncia várias mudanças de regras para 2023

quinta-feira, 20 de outubro de 2022 às 9:36

FIA

Os carros de Fórmula 1 terão retrovisores maiores para melhorar os “pontos cegos” a partir de 2023 e várias outras melhorias de segurança.

As alterações foram anunciadas no Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, que se reuniu em Londres a fim de discutir mudanças nas regras e esclarecimentos para a próxima temporada.

Os retrovisores maiores serão implementados depois de terem sido testados por algumas equipes durante os treinos livres deste ano.

A FIA também identificou “problemas de procedimento” durante o incidente do trator no GP do Japão que serão corrigidos “a curto e médio prazo”, e o relatório completo da investigação será divulgado em breve.

O regulamento esportivo da F1 também foi mudado. Agora, o procedimento para determinar as posições no grid após múltiplas punições foi esclarecido.

O Artigo 28.3 não determina mais que um piloto deve largar no fim do grid se receber uma punição de 15 posições.

Isso foi alterado depois que a Ferrari trocou vários elementos da unidade de potência de Charles Leclerc em momentos diferentes durante o fim de semana do GP da Bélgica na tentativa de evitar a penalização de “fim do grid”.

Agora, o regulamento afirma que se um piloto “acumulou mais de 15 posições no grid em punições ou foi penalizado a largar no fim do grid, ele largará atrás de qualquer outro piloto classificado”.

Quaisquer pilotos com 15 ou menos posições perdidas serão alinhados de acordo com seu resultado na classificação. Se dois pilotos acabarem na mesma posição com uma punição, o mais veloz na classificação larga na frente.

Quando um piloto abandonar seu carro, mesmo temporariamente, será considerado que ele se retirou da sessão, exceto no caso de suspensão da corrida.

Se o carro for abandonado durante uma corrida suspensa, o piloto pode retornar “desde que ele não tenha sido abandonado devido a um problema mecânico, danos ou visando ganhar uma vantagem”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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