FIA anuncia novas regras esportivas para a Formula 1 em 2012

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 às 12:41

F111-gp-coreia-inicio350O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA anunciou várias mudanças nas regras esportivas para a temporada 2012 da Fórmula 1.

A partir do próximo ano, todos os carros terão de passar nos testes de impacto obrigatórios a fim de poderem participar dos testes de inverno.

A federação também confirmou que haverá um teste de três dias durante a temporada em Mugello, o que deverá permitir que as equipes treinem com seus pilotos no meio da campanha. Anteriormente, elas só podiam andar durante a temporada no teste para jovens pilotos perto do final do ano.

A partir de 2012, todos os carros com voltas de atraso poderão descontar uma volta e retornar no final do pelotão durante períodos de safety car, garantindo uma relargada limpa sem carros mais lentos à frente dos líderes.

Agora, haverá um tempo de corrida máximo de quatro horas para cada GP, assegurando que interrupções longas não resultem em eventos mais longos do que isso.

A FIA também disse que, a partir de 2012, os pilotos não poderão voltar ao traçado normal depois de mudar de direção a fim de defender sua posição.

Também a partir do próximo ano, os carros que estiverem no pitlane quando uma corrida for suspensa poderão retornar ao grid na posição em que estavam quando a prova foi interrompida.

A federação também alterou o uso das alocações de pneus, com os pilotos agora podendo usar todos os pneus desde o início dos treinos. Anteriormente, apenas três jogos eram permitidos.

Finalmente, a FIA afirmou que os pilotos não poderão deixar a pista – como cortar uma chicane em voltas de reconhecimento ou voltas de retorno aos boxes para economizar combustível e tempo – sem uma razão justificável.

O Conselho Mundial também anunciou que o ex-piloto Gerhard Berger foi apontado como o novo presidente da Comissão dos Monopostos.

LS – www.autoracing.com.br 

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.