FIA analisa possibilidade de modificações aerodinâmicas nos carros de 2025

sexta-feira, 8 de setembro de 2023 às 14:15

Nikolas Tombazis

Uma nova geração de carros foi introduzida na Fórmula 1 em 2022. Eles deveriam tornar o grid mais competitivo e aumentar a ação na pista, por meio de mais ultrapassagens.

Este último ítem está se tornando cada vez mais um problema. Nikolas Tombazis, diretor das categorias de monopostos da FIA, disse ao Motorsport.com que pretende melhorar as ultrapassagens novamente a partir de 2025.

Com as gerações anteriores de carros, tornou-se cada vez mais difícil ultrapassar. Em parte por causa disso, a FIA decidiu alterar os regulamentos. Assim, haveria menos ar sujo saindo dos carros, portanto, menos downforce seria perdido nas curvas. Isso tornaria mais fácil seguir outros carros, o que deveria levar a mais ação na pista.

À medida que as equipes desenvolveram os carros, eles agora liberam mais ar sujo. Tombazis afirma que antes das novas regulamentações perdia-se 50% da carga aerodinâmica. Em 2022, isso teria diminuído para 20%, mas agora os carros já estão com 35% de carga.

A FIA está agora trabalhando para elaborar um plano contra este problema. Tombazis diz: “Identificamos algumas partes dos carros nas quais atuar, como a placa final da asa dianteira, a lateral do assoalho e as aletas dentro das rodas (ao redor dos dutos de freio). Poderíamos estabelecer regras um pouco mais restritivas nestas áreas”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.