FIA alerta sobre dedução de pontos antes da decisão

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021 às 9:06

Lewis Hamilton e Max Verstappen

Michael Masi, diretor de prova da FIA, deu um aviso geral sobre possíveis deduções de pontos para os pilotos antes da decisão do campeonato entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no GP de Abu Dhabi.

Hamilton e Verstappen chegam ao circuito de Yas Marina empatados com 369.5 pontos, mas o piloto da Red Bull está na frente por ter uma vitória a mais.

Essencialmente, a final da temporada apresenta um cenário onde quem chegar na frente é campeão, mas após vários incidentes ao longo da campanha, incluindo na Arábia Saudita, os pilotos foram avisados que a FIA não está limitada a punições de tempo e também pode deduzir pontos por infrações de pilotagem.

Em sua notas anteriores ao evento, Masi listou os artigos relevantes do Código Esportivo da FIA.

“Qualquer infração dos princípios de justiça em competição, comportamento antidesportivo ou tentativa de influenciar o resultado de uma competição de maneira contrária à ética esportiva”, escreveu ele.

“Para todos os campeonatos, copas, desafios, troféus ou categorias da FIA, os comissários também podem decidir impor as seguintes punições: suspensão de uma ou mais competições, retirada de pontos no campeonato, copa, desafio, troféu ou categoria”.

“Os pontos não devem ser deduzidos separadamente de pilotos e competidores, exceto em circunstâncias excepcionais”.

Há um precedente em termos de atitude drástica da FIA em uma final de temporada, o mais notável em 1997, quando Michael Schumacher foi totalmente desclassificado da temporada depois de uma batida com Jacques Villeneuve em Jerez.

O alemão abandonou no momento do acidente e Villeneuve conseguiu conquistar o título na pista, mas foi considerado que Schumacher causou uma colisão evitável.

Se um conjunto de eventos similares ocorrer em Abu Dhabi, a FIA não perdeu tempo para revelar as potenciais consequências.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.