FIA “ajusta” uma palavra da regra que decidiu o título de 2021

terça-feira, 15 de março de 2022 às 20:07

FIA

A FIA “ajustou” uma palavra da regra que estava no centro do controverso resultado do campeonato mundial do ano passado entre Lewis Hamilton e Max Verstappen.

O GP de Abu Dhabi, que decidiu o campeonato, tornou-se um foco de disputa depois que o diretor de corrida de Fórmula 1 da FIA, Michael Masi, tomou a decisão sem precedentes de reiniciar a corrida depois de permitir que apenas uma parte dos pilotos tirassem uma volta de atraso.

Masi permitiu que os cinco carros que separavam o líder da corrida Hamilton do segundo colocado Verstappen tirassem a volta que tinham tomado. Dois outros retardatários entre Verstappen e o terceiro colocado Carlos Sainz, e outro carro mais atrás, não foram autorizados a fazer o mesmo.

Após a relargada, Verstappen ultrapassou Hamilton para vencer a corrida e, com ela, o campeonato mundial. A Mercedes imediatamente protestou contra o resultado, afirmando que Masi não respeitou os regulamentos ao permitir que apenas uma parte do pelotão recuperasse a volta dos líderes.

O protesto de Mercedes foi rejeitado e a vitória de Verstappen foi mantida. No entanto, os comissários reconheceram em seu veredicto que o artigo 48.12 dos regulamentos de 2021 “pode não ter sido aplicado totalmente” na época.

O artigo afirmava que: “Se o secretário do percurso considerar seguro fazê-lo, e a mensagem ‘carros retardatários podem agora ultrapassar’ tiver sido enviada a todos os competidores através do sistema de mensagens oficial, quaisquer (any) carros que tenham sido ultrapassados pelo líder será obrigado a passar os carros que estiverem na volta do líder e o safety car.”

No artigo correspondente do regulamento de 2022, 55.13, a palavra “quaisquer” foi alterada para “todos”. A regra agora diz: “Se o secretário do percurso considerar seguro fazê-lo, e a mensagem ‘carros retardatários podem agora ultrapassar’ tiver sido enviada a todos os competidores usando o sistema de mensagens oficial, todos (all) os carros que foram dobrados pelo líder serão obrigado a passar os carros que estiverem na volta do líder e o safety car.”

A interpretação da regra foi fundamental para a objeção da Mercedes sobre como a corrida foi conduzida. O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, apontou anteriormente que a decisão de Masi de permitir que apenas carros selecionados voltassem à volta do líder contradiz uma explicação que ele havia dado após uma corrida em 2020.

“Como pode ser que há 14 meses no GP de Eifel a explicação que foi dada foi exatamente o contrário do que aconteceu no domingo?” disse Wolff.

“A explicação que foi dada de que a razão pela qual o safety car estava na pista por tanto tempo é que todos os carros precisam se recuperar com a explicação de que isso está seguindo os regulamentos esportivos. Não apenas a decisão foi tomada de maneira totalmente oposta, mas a explicação que está sendo dada agora é 180 graus diferente do que aconteceu há 14 meses.”

A FIA confirmou no mês passado que Masi não continua no cargo de diretor de corrida este ano.

AS - www.autoracing.com.br

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