FIA ajusta regras financeiras: mais dinheiro para equipes menores

sexta-feira, 6 de outubro de 2023 às 15:30

Williams – GP da Espanha de 2023

Boas notícias para as equipes menores da Fórmula 1. A FIA está ajustando as regulamentações financeiras para permitir que as equipes façam investimentos em infraestrutura. Novas máquinas ou outros investimentos que sejam de longo prazo nas operações. É exatamente isso que vai mudar.

Há alguns meses, James Vowles, chefe da equipe Williams, apontou o problema. Sim, ele acolheu favoravelmente o limite orçamentário, que equalizaria a diferença nos gastos das equipes de F1. Como resultado, as diferenças desportivas diminuiriam.

Mas uma coisa não tinha sido pensada: se as equipes menores quisessem colocar as suas instalações ao mesmo nível das equipes de topo, isso exigiria investimento e isso seria difícil de fazer com os novos regulamentos financeiros.

Equipes como Red Bull e Mercedes – quando ainda era possível gastar dinheiro ilimitado – já haviam construído instalações de alta qualidade. Mas agora as regras financeiras permitiam que as equipes gastassem apenas 36 milhões de dólares durante um período de quatro anos em software ou maquinário, por exemplo. As equipes menores – como a Williams – argumentaram que isso ainda tornava impossível alcançar as equipes maiores.

Reconhecendo isto, a FIA criou um compromisso: os Anexos 1 e 3 do Regulamento Financeiro foram reescritos. Inicialmente, para o período até 31 de dezembro de 2023, será calculado um suplemento de inflação sobre os 36 milhões de dólares, que agora pode ser utilizado ao longo de quatro anos. Na prática, isso significa que aumentará para 45 milhões até o final desta temporada, ao longo de quatro anos.

Williams, Haas, Sauber e AlphaTauri podem investir um total de 65 milhões de dólares durante o período de quatro anos a partir da próxima temporada. Para McLaren, Alpine e Aston Martin, o chamado limite de investimentos será aumentado de 45 para 58 milhões de dólares até o final de 2024. Para a temporada 2025, entram no cálculo os investimentos feitos em 2021, então é assim que muda o limite.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.