FIA ajusta regras de temperatura do combustível

sábado, 28 de maio de 2022 às 10:00

Red Bull

Mais oito segundos e Max Verstappen teria que largar no GP da Espanha do pit lane. A temperatura do combustível ficou muito baixa por muito tempo, mas no final tudo deu certo na hora. Houve confusão sobre o quão quente o combustível precisava estar ao sair do pit lane, então a FIA atualizou os regulamentos.

As equipes sempre resfriam o combustível o máximo possível, pois isso é muito mais eficiente para o motor. Quando os carros de F1 entram no asfalto para a volta de reconhecimento no domingo, a temperatura do combustível pode ser no máximo dez graus mais fria do que a temperatura do ar medida.

A temperatura é registrada duas horas antes do início da corrida. Naquela época, segundo várias equipes, fazia 34 graus Celsius, mas a FIA determinou que teria sido 35 graus. Assim, muitas equipes pensaram que o combustível deveria estar em 24 graus Celsius, em vez dos 25 graus exigidos.

O resultado foi que várias equipes esfriaram demais o combustível. Tudo o que podiam fazer era esperar que a temperatura do combustível voltasse a subir. Na semana passada houve conversas entre a FIA e os competidores e daí resultou que a partir de agora um número mais preciso será usado. Anteriormente, a temperatura era arredondada para números inteiros.

O diretor de prova Eduardo Freitas, numa atualização às ‘notas do evento’, declarou: “A mensagem oficial da temperatura do ar, que é enviada uma hora antes de cada sessão de treinos e duas horas antes da corrida, agora será exibida com uma casa decimal”.

EB - www.autoracing.com.br

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