Ferrari: Vasseur em xeque? Nova hierarquia à vista!

quinta-feira, 17 de julho de 2025 às 16:17

Lewis Hamilton, Fred Vasseur e Charles Leclerc

A imprensa italiana tem agitado o paddock: uma mudança radical na Ferrari pode estar a caminho. Relatos indicam que a escuderia considera uma profunda reestruturação em sua alta gerência.

A Estrutura Atual e o Papel de Vasseur

Hoje, a Ferrari opera com uma hierarquia clássica. Fred Vasseur comanda a equipe como chefe, reportando diretamente ao CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, e ao presidente, John Elkann.

Vasseur, em seu papel tradicional de chefe de equipe, gerencia tanto o programa técnico quanto as questões políticas. Ele, portanto, lida com tudo, desde o desenvolvimento do carro até as negociações nos bastidores da Fórmula 1.

Mudanças Inspiradas na McLaren?

Contudo, o jornal Corriere dello Sport revelou que Elkann planeja uma alteração nessa configuração. A publicação italiana sugere que o presidente busca um novo cargo. Esta figura atuaria como uma ponte entre a alta gerência e o programa de F1, posicionando-se acima de Vasseur, mas abaixo de Elkann e Vigna.

Esta nova estrutura espelharia o modelo da McLaren. Lá, Zak Brown atua como CEO, cuidando de todas as questões políticas e financeiras. Assim, o chefe da equipe, Andrea Stella, pode focar 100% no desenvolvimento técnico e na equipe de corrida. Uma divisão clara de responsabilidades, sem dúvida.

Futuro de Vasseur Incerto

O contrato de Vasseur, assinado em 2023, termina no final desta temporada. A imprensa italiana especula sobre sua possível saída após um ano considerado “ruim”. Afinal, as expectativas da pré-temporada eram altas, mas a Scuderia terminou 2024 apenas 14 pontos atrás da McLaren no mundial de construtores.

Ainda assim, Vasseur refutou essas alegações. Além disso, pilotos como Charles Leclerc e, principalmente, Lewis Hamilton, expressaram forte apoio ao francês. O futuro é incerto, porém, o apoio interno é claro.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.