Ferrari totalmente focada nos detalhes de desempenho para 2025
quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 às 12:40
Frederic Vasseur e Lewis Hamilton
A BBC publicou que o chefe dos Vermelhos, Fred Vasseur, que estava falando no tradicional almoço de Natal da Ferrari com a imprensa, disse que foi fundamental Hamilton se juntar à Ferrari por causa do longo relacionamento da dupla desde que trabalharam juntos nas categorias de base duas décadas atrás.
Questionado sobre como lidaria com a provável tensão entre Hamilton e seu novo companheiro de equipe Charles Leclerc, Vasseur disse que isso era “sempre um desafio” entre pilotos da mesma equipe, mas que isso levaria a Ferrari adiante.
“Charles, Lewis, não estou particularmente preocupado com isso”, disse Vasseur. “Eles têm um enorme respeito mútuo, eles se conhecem, eles têm falado sobre isso há meses.”
“É muito melhor lutar pelo primeiro e terceiro ou segundo e terceiro do que lutar por P19 e P20. É ótimo uma equipe ter esse tipo de discussão e abordagem e estou realmente convencido novamente de que o desempenho da equipe está vindo da emulação entre os dois.”
Assimilação na Ferrari
Vasseur admitiu que Hamilton e a equipe enfrentarão outro “desafio” para se atualizarem juntos nos dois meses e meio entre sua entrada na Ferrari e o início da temporada na Austrália de 14 a 16 de março.
Hamilton deve pilotar uma Ferrari 2023 no início do ano novo, quando começa seu trabalho de assimilação em sua nova equipe.
Mas Vasseur não deu uma data para este teste, dizendo que estava “intimamente ligado ao clima”. Espera-se que seja em uma das pistas de teste da Ferrari, Fiorano na fábrica ou em Mugello na Toscana.
A Ferrari não deu mais detalhes sobre seus planos para Hamilton antes do teste oficial de pré-temporada no Bahrain de 26 a 28 de fevereiro.
“Não é fácil, mas ele está vindo com sua própria experiência”, disse Vasseur. “Ele não é novato, não estou nem um pouco preocupado com isso.”
“Sabemos que temos muito procedimento para assimilar durante esses dois dias de pré-temporada, mas ele tem experiência suficiente para fazê-lo.”
“Temos a vantagem de ter o simulador e ele poderá fazer uma simulação de corrida e uma simulação de classificação no simulador e estar preparado com o volante e todas as particularidades do carro. Mas não estou preocupado com isso, até porque esse não é o maior desafio.”
Hamilton deve se mudar para a Itália, provavelmente para Milão, como parte de sua mudança para a Ferrari.
Vasseur, que como Hamilton não fala italiano, disse que não tinha nenhum conselho para lhe dar em termos de adaptação à Itália e à nova equipe, além de “evitar levar muita massa para não engordar”.
A Ferrari está ansiosa por 2025 e lançará seu carro em Maranello em 19 de janeiro, um dia após o primeiro “lançamento oficial da temporada” da F1, que será realizado em Londres.
Ferrari focada no desempenho, não no marketing
Vasseur disse que Hamilton não teria mais compromissos públicos com a equipe.
“Temos que estar totalmente focados na temporada”, disse ele. “Será um período muito apertado entre o primeiro dia e o lançamento e quero que todos estejam totalmente focados no desempenho.”
“Temos o lançamento do campeonato e o lançamento do carro. São dois eventos e para mim é demais. Quero estar focado no desenvolvimento e no desempenho e não no show.”
E Vasseur falou pela primeira vez sobre suas conversas com Hamilton no inverno passado que o convenceram a ir para a Ferrari.
“Em 2023, vencemos mais corridas do que a Mercedes, então não foi difícil convencê-lo de que a Ferrari tem um bom projeto”, disse ele.
“Ele tinha o projeto de pilotar pela Ferrari em mente por pelo menos 22 ou 23 anos porque discutimos isso em 2004. Não foi muito difícil.”
“Às vezes também é uma questão de coincidência ou de alinhar todos os planetas, que ele se disponibilize no mercado, que a Ferrari tenha uma vaga disponível e assim por diante. O contato foi fácil. Começamos a discutir há um ano e não foi difícil convencê-lo.”
Detalhe é tudo na F1
A Ferrari perdeu o campeonato de construtores para a McLaren por 14 pontos na corrida final de 2024 e Vasseur disse que espera que a próxima temporada seja outra luta acirrada entre as quatro melhores equipes, incluindo Red Bull e Mercedes.
“O que temos que fazer para vencer no ano que vem é focar nos detalhes”, disse ele. “Fizemos boas melhorias em todas as áreas, mas ainda perdemos o campeonato por 14 pontos. É muito e quase nada, é um DNF, um incidente de corrida, uma decisão estratégica.”
“Estamos falando sobre detalhes em cada pilar. Cada erro, cada decisão fará uma grande diferença. Tenho certeza de que no ano que vem o campeonato também será acirrado e não podemos deixar um ponto escapar.”
Ferrari focada em desempenho, formula 1, fred vasseur, hamilton ferrari, noticias f1, noticias Ferrari, noticias lewis hamilton, scuderia ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.