Ferrari testa novos para-lamas para chuva da FIA

quinta-feira, 9 de maio de 2024 às 13:06

Novos para-lamas F1 para corridas sob chuva

A Ferrari testou em Fiorano nesta quinta-feira, sob a supervisão da FIA, um novo para-lama contra spray de chuva em uma tentativa de melhorar a visibilidade dos carros atrás em pista molhada.

Os pilotos de Fórmula 1 há muito reclamam das dificuldades em enxergar sob condições de chuva, mas a FIA só recentemente começou a abordar o problema devido a intensa pressão dos fãs que adoram corridas sob chuva e estão sentindo falta disso, uma vez que elas só acontecem quando a chuva está muito fraca, basicamente uma garoa.

E um teste organizado no ano passado em Silverstone com Mercedes e McLaren não conseguiu produzir qualquer melhoria significativa.

Agora vai?

Mas o desenho revisto testado na quinta-feira em Fiorano, com base em imagens que surgiram nas redes sociais, parece ter oferecido uma visão melhor aos pilotos.

O novo sistema, testado em uma Ferrari SF-75 2023 dirigida pelo irmão de Charles Leclerc, Arthur, apresenta para-lamas cobrindo que totalmente as rodas dianteiras e traseiras com duas aberturas na parte dianteira.

Seguindo Leclerc, o piloto reserva da Scuderia, Oliver Bearman, estava ao volante de uma Ferrari SF-24 com especificações atuais para avaliar o impacto na visibilidade do novo sistema de proteção contra o spray.

A FIA, liderando a iniciativa para melhorar as condições de corrida em tempo chuvoso, conduziu a avaliação de forma independente. As voltas de Bearman a bordo do SF-24 da Ferrari não contarão para a quilometragem limitada do dia de filmagem da equipe italiana.

No ano passado, Nicolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, enfatizou os obstáculos técnicos significativos envolvidos no desenvolvimento de um sistema eficaz de proteção contra respingos.

“Tendo iniciado este projeto no final do ano passado e feito muitas simulações de CFD, logo entendemos que não era tão simples quanto colocar algo e pronto.” Disse ele.

“Não queríamos perder muito o desempenho dos carros e bagunçar muito a aerodinâmica. Embora parte disso seja inevitável.”

“E a carga aerodinâmica real sobre esses grandes para-lamas ou como você os queira chamar, se você tiver uma cobertura completa, teria uma carga dinâmica bastante alta. E, portanto, seu suporte nas colunas teria que ser bastante robusto para não voar a 300 km /h.”

Atualização

Arthur Leclerc à ferente usando o para-lama e Oliver Bearman atrás sem o para-lama. Grande diferença!

F1 com e sem para-lama 2024

AS - www.autoracing.com.br

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