Ferrari quer voltar a brigar pela vitória em Silverstone
segunda-feira, 1 de julho de 2024 às 14:45Carlos Sainz terminou o GP das Áustria no pódio em uma dessas coisas que acontecem em corridas, mas Charles Leclerc ficou fora da zona de pontos.
A Ferrari teve outro fim de semana difícil na Áustria. O Red Bull Ring em Spielberg deveria ter sido uma pista onde a Ferrari deveria mostrar mais potencial. Mas as dificuldades para os Vermelhos continuaram.
Em uma luta acirrada com a Mercedes, as McLarens e a Red Bull (de Max Verstappen), os pequenos detalhes fazem uma grande diferença. Os treinos de classificação, onde em meio segundo há vários pilotos, provam isso.
A Ferrari de Carlos Sainz e Charles Leclerc não passou da segunda fila no sábado. Apesar do bom começo na Sprint, eles fecharam em P5 e P6. E a classificação não foi muito melhor, com Sainz conquistando o P4 e Leclerc P6.
A Ferrari ainda sofre em curvas de alta velocidade e precisa melhorar sua gestão de pneus, especialmente em voltas voadoras em comparação a seus adversários.
Nas duas pontas opostas
A corrida para os dois pilotos da Ferrari foi bem diferente. Enquanto Sainz, largando na frente, teve a chance de terminar no pódio, Leclerc teve mais azar.
Na largada, ele ficou fechado dos dois lados, espremido entre Sergio Perez e Oscar Piastri. O contato com este último forçou a Ferrari a parar cedo para uma asa dianteira e troca de pneus, e ele caiu para o final do grid.
Desde então, sua corrida foi longa e preenchida com mais três paradas no box, na esperança de subir para a zona de pontos. No entanto, não teve sucesso. Leclerc terminou sua corrida em P11.
Por outro lado, Carlos Sainz foi P3 após a colisão entre Norris e Verstappen. Sua Ferrari não conseguiu alcançar George Russell, o novo líder da corrida, que estava com pneus duros. A Mercedes cruzou a linha de chegada e Russell venceu um GP pela segunda vez na carreira.
Não havia nada que o espanhol pudesse fazer contra Piastri, com a McLaren muito bem na Áustria. O australiano ganhou a segunda posição com uma ultrapassagem fácil sobre Sainz.
Mas, em uma reviravolta inesperada dos acontecimentos — o choque entre Norris e Verstappen — Sainz trouxe pontos importantes para a equipe, com um pódio. Sua semana de corrida foi sólida, considerando o fato de que a equipe de Maranello agora é a quarta força no grid.
Apesar disso, até Sainz teve que admitir que, se não fosse pelo incidente na frente, seria improvável que a Ferrari chegasse no pódio.
O rescaldo
A corrida de Leclerc foi muito azarada, apesar do monegasco largar atrás porque errou feio em sua volta no Q3 de sábado.
Naturalmente, Charles Leclerc ficou bastante decepcionado, dizendo que não houve pontos positivos para ele. No entanto, ele acrescentou:
“Provavelmente aprenderemos muito com esta corrida porque estivemos em lados opostos em relação ao acerto do carro com Carlos hoje. Com dois carros tendo um acerto tão diferente, pudemos aprender com isso” — Charles Leclerc para a Sky Sports.
Mais tarde, Fred Vasseur foi questionado sobre as atualizações e se a equipe tinha dado um passo para trás. O chefe da equipe Ferrari foi rápido em responder com um sólido não.
“Temos que ser ambiciosos e olhar para frente, temos que tentar melhorar o que temos. Mas precisamos fazer um trabalho melhor do que fizemos neste fim de semana.”
“Demos um passo à frente neste fim de semana entre sexta-feira e sábado de manha… Mas precisamos continuar nos desenvolvendo para ter os dois carros na briga por pontos” – disse Vasseur.
O foco está na próxima corrida em Silverstone, onde lá a Ferrari espera voltar na briga com Mercedes, McLaren e Red Bull pela vitória. Parece otimista, mas essa é a expectativa em Maranello.
Ferrari vitória Silverstone, formula 1, noticias f1, noticias sobre Carlos Sainz, noticias sobre Charles Leclerc, noticias sobre Ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.