Ferrari precisa de um “Horner” para vencer, diz Montoya
sábado, 27 de setembro de 2025 às 9:30Montoya detalha o perfil de liderança ideal para a Ferrari
A Ferrari precisa urgentemente de um líder com o perfil de Christian Horner para voltar a vencer na Fórmula 1. Esta é a opinião categórica do ex-piloto Juan Pablo Montoya.
Falando no podcast MontoyAS, o ex-piloto colombiano acredita que a figura do ex-chefe de equipe da Red Bull é exatamente o que Maranello necessita. Montoya enfatiza a credibilidade e o histórico de vitórias como diferenciais: “Alguém como Christian é muito valioso, pois muitas pessoas confiam nele. Muitas grandes empresas valorizam os relacionamentos que ele construiu na Red Bull. Ele pode alcançar grandes feitos.”
Experiência de vencedor: a chave que falta
Montoya argumenta que, embora Frederic Vasseur venha realizando um trabalho sólido na equipe italiana, falta-lhe a experiência de quem já venceu repetidamente no mais alto nível.
“Ele entende o que é preciso para vencer desde o início… É como se a Ferrari pudesse contratar Toto Wolff. Ainda que isso não aconteça, já que ele é coproprietário da Mercedes, imagine se ele fosse contratado por outra equipe,” exemplifica Montoya.
“Esse é o tipo de figura que a Ferrari precisa. Se a equipe quiser voltar ao topo, ela necessita de alguém que tenha vencido e que faça o trabalho que Christian Horner fez. Atualmente, Fred faz um excelente trabalho, mas ele veio de gerenciar a Sauber; ele nunca gerenciou carros que venceram. Horner venceu quantos campeonatos mundiais? Cerca de oito de pilotos e uns dez de construtores, algo assim.”

O legado de Horner e a compensação da Red Bull
Montoya aponta a capacidade de construção de equipe de Horner como seu maior trunfo. “Ele contratou as pessoas porque começou do zero — construiu a equipe, montou a estrutura, organizou tudo. Naturalmente, se ele se juntar a uma nova equipe, as coisas não mudarão imediatamente. No entanto, em dois ou três anos, os resultados serão claros em abundância.”
A saída de Christian Horner dos cargos de CEO e chefe de equipe da Red Bull Racing esteve em discussão por um tempo, portanto, ambos os lados negociaram cuidadosamente os detalhes de sua despedida.
Os termos foram finalizados e tornados públicos esta tarde, com Horner e Oliver Mintzlaff, CEO de Projetos Corporativos e de Investimento da Red Bull, comentando o assunto. Primeiramente, relatórios de várias mídias sugeriram que Horner recebeu uma indenização de 80 milhões de libras. Apesar de ser um valor expressivo, essa quantia se provou incorreta. A compensação real que ele recebeu por quase vinte anos na Red Bull Racing é estimada em cerca de 52 milhões de libras.
Rumores: Horner na Haas F1?
Recentemente, o Daily Mail noticiou que Horner demonstra interesse em adquirir uma participação na equipe Haas, de Gene Haas.
Relatos anteriores sugeriram que Horner não gostaria apenas de voltar como chefe de equipe, mas sim ressurgir como acionista dentro de uma equipe, de forma semelhante a Toto Wolff na Mercedes.
Christian Horner, comentar formula 1, equipe f1, ferrari, frederic vasseur, haas f1, juan pablo montoya, ormula 1, red bull, Salário Horner, toto wolff, Vencedor F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.