Ferrari patenteia motor revolucionário
quinta-feira, 13 de março de 2025 às 15:17A Ferrari sempre esteve na vanguarda da tecnologia de motores, mas esta última patente é para algo que até o saudoso Enzo Ferrari teria ficado pasmo. A empresa está analisando um novo design de pistão em formato elíptico que poderia revolucionar o motor de combustão interna, potencialmente permitindo que o um motor 12 cilindros do futuro continue respirando da maneira tradicional.
A patente mostra um design que poderia permitir um motor muito menor do que os atuais. Os pistões, que parecem uma pista oval no estilo NASCAR, também poderiam ter potencial para menor atrito, o que significa mais potência e mais eficiência.
Esqueça tudo o que você sabe sobre pistões
Embora quase todos os motores de combustão tenham pistões perfeitamente redondos, a Ferrari não seria a primeira a tentar algo diferente. Não, não estamos falando dos Doritos arredondados do motor rotativo Wankel, tornado famoso pela Mazda.
A Honda já tentou pistões ovais antes. Ela experimentou um desenho como este para seus motores de Fórmula 1 e, então, o construiu para suas motocicletas por um período muito breve. A ideia da Honda era um pistão oval muito longo. Longo o suficiente para caber oito válvulas em cada cilindro em vez das quatro usuais. O resultado foi um motor de moto que burlava as regras e que era efetivamente um V8 com quatro pistões.
Enquanto os pistões da Honda eram longos e paralelos ao virabrequim do motor, o design da Ferrari mostra pistões alongados perpendicularmente. No pedido de patente da UE 24197835.2 (descoberto pela AutoGuide), os engenheiros da Ferrari explicam como isso pode funcionar.

Motor revolucionário Ferrari
Fazer os pistões em forma de pílula significa que eles são mais curtos em uma direção e mais longos na outra. Com a dimensão curta perpendicular ao virabrequim, a Ferrari seria capaz de colocar os pistões mais próximos. O comprimento total do motor seria menor, o que é importante em seus carros de rua V12. Especialmente com planos futuros de eletrificação e motores V12 montados no meio.
A Ferrari não coloca um V12 atrás do piloto desde o F512M, que foi descontinuado em 1996. Este layout poderia potencialmente ajudar a trazer de volta um carro como a famosa Testarossa. Também não podemos descartar a possibilidade de que a Ferrari esteja considerando este design para algum futuro carro de corrida (talvez a FIA permita motores naturalmente aspirados de alto cilindro de volta à F1 com combustível sintético, conforme publicado pela Autosport).
Virabrequim compartilhado e novos pistões significam mais eficiência
Para tornar o layout ainda mais curto, a patente da Ferrari inclui um novo design de virabrequim e biela. Em vez da usual biela por pistão conectada a um mancal no virabrequim, este design permitiria que dois pistões opostos um ao outro usassem o mesmo mancal do virabrequim. Isso poderia tornar a fabricação mais simples, reduzir o atrito e ajudar a tornar o motor ainda mais curto.
O movimento lateral reduzido no pistão elíptico tem outros benefícios potenciais. A patente mostra pistões com grandes reentrâncias no lado longo, o que reduz o atrito entre o pistão e a parede do cilindro.
Existem, é claro, enormes desafios associados a ideias de motores completamente novos. Peças redondas são mais fáceis de fazer e são algo bem conhecido. Temos motores de combustão há mais de 150 anos, então quase tudo foi tentado.
Por outro lado, avanços em usinagem, metalurgia e engenharia tornaram ideias que não eram possíveis antes viáveis hoje. Além disso, a Ferrari deixou bem claro que construirá um motor V12 enquanto for legalmente permitido. Grandes ideias como essa podem ajudar a empurrar esse prazo legalmente permitido para o futuro.
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