Ferrari volta ao P2 nos construtores, mas já enfrenta dilemas para 2026

terça-feira, 1 de julho de 2025 às 14:07

Lewis Hamilton e Charles Leclerc

Ferrari supera Mercedes, mas 2026 já vira preocupação

A Ferrari deixou o GP da Áustria com motivos para comemorar. Com Charles Leclerc em terceiro e Lewis Hamilton em quarto, a equipe italiana recuperou o segundo lugar no campeonato de construtores. Porém, sob a superfície, os desafios para 2026 já começaram a aparecer.

Calor derruba Mercedes; Antonelli complica Verstappen

Enquanto a Ferrari teve uma de suas melhores corridas da temporada 2025, a Mercedes sofreu com as temperaturas elevadas em Spielberg. George Russell cruzou a linha de chegada mais de um minuto atrás de Lando Norris, o vencedor da prova.

Logo na primeira volta, Andrea Kimi Antonelli eliminou Max Verstappen da corrida, encerrando as chances do holandês. E como se não bastasse, Verstappen também foi prejudicado no sábado, quando uma bandeira amarela provocada por Pierre Gasly frustrou sua volta final no Q3.

Tsunoda decepciona e Ferrari aproveita

Do lado da RB, Yuki Tsunoda voltou a decepcionar. Incapaz de pressionar o pelotão da frente, abriu caminho para Leclerc e Hamilton executarem corridas isoladas e consistentes, garantindo posições importantes sem interferências externas.

Estratégia conservadora sem Vasseur no pit wall

Durante a prova, Hamilton demonstrou insatisfação com a decisão da Ferrari de chamá-lo para uma segunda parada. O momento da ordem ocorreu justamente quando ele tentava alcançar Leclerc na pista.

Contudo, com a ausência do chefe de equipe Fred Vasseur no comando direto, a Scuderia optou por uma estratégia conservadora. O objetivo era claro: somar pontos sem riscos e recuperar o P2 no campeonato.

Estilos opostos expõem desafio técnico para 2026

Apesar dos avanços recentes, a Ferrari sabe que disputar o título em 2025 ainda parece improvável. Nem mesmo a nova suspensão traseira prometida garante competitividade suficiente. Caso a atualização fracasse, o foco total passará para 2026.

E é justamente aí que surgem os primeiros atritos. Com o novo regulamento da Fórmula 1 previsto para revolucionar o conceito aerodinâmico dos carros no próximo ano, as divergências entre Leclerc e Hamilton já preocupam.

Leclerc elogia evolução com novo assoalho

Após a corrida, Leclerc adotou um tom positivo:

“Nosso fim de semana em nível de equipe foi muito positivo. Trouxemos algumas atualizações — principalmente um novo assoalho — que nos ajudaram a dar um passo à frente e começar a diminuir a diferença para a McLaren.”

Ele também comentou sua largada:

“Na primeira curva, tentei atacar o Lando, mas acabei deixando a porta aberta para o Oscar. Forcei bastante no primeiro stint e isso causou bastante degradação, mas não nos arrependemos.”

Hamilton segue caminho próprio no desenvolvimento

Hamilton, por outro lado, saiu satisfeito com o ritmo apresentado, inclusive por ter andado mais rápido que Leclerc em determinados momentos. Mas seu estilo de pilotagem segue incompatível com o do monegasco.

Segundo o próprio heptacampeão, Leclerc “dirige com enorme sobresterço” — ou seja, prefere um carro com a traseira solta e a frente extremamente aderente. Já Hamilton está trabalhando para configurar o SF-25 em uma direção completamente oposta: um acerto neutro, com leve subesterço, privilegiando a estabilidade.

“Charles e eu precisamos de coisas muito diferentes do carro. É impossível extrair o máximo com o mesmo acerto para ambos”, reforçou Hamilton.

O Autoracing vem afirmando isso desde que a Ferrari contratou Hamilton para ser companheiro de equipe de Leclerc.

Conclusão: Ferrari precisa escolher um caminho

Com o SF-25 mostrando evolução e o P2 reconquistado, a Ferrari volta a respirar no campeonato. No entanto, as diferenças filosóficas entre seus dois pilotos apontam para um dilema inevitável em 2026: desenvolver um carro neutro para agradar Hamilton, manter o DNA agressivo que favorece Leclerc — ou arriscar tudo em uma solução híbrida que pode não satisfazer nenhum dos dois?

O tempo para decidir está acabando. E em Maranello, cada escolha técnica pode significar o sucesso ou o fracasso de uma temporada inteira.

Quero ser VIP
 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.