Ferrari volta ao P2 nos construtores, mas já enfrenta dilemas para 2026
terça-feira, 1 de julho de 2025 às 14:07
Lewis Hamilton e Charles Leclerc
Ferrari supera Mercedes, mas 2026 já vira preocupação
A Ferrari deixou o GP da Áustria com motivos para comemorar. Com Charles Leclerc em terceiro e Lewis Hamilton em quarto, a equipe italiana recuperou o segundo lugar no campeonato de construtores. Porém, sob a superfície, os desafios para 2026 já começaram a aparecer.
Calor derruba Mercedes; Antonelli complica Verstappen
Enquanto a Ferrari teve uma de suas melhores corridas da temporada 2025, a Mercedes sofreu com as temperaturas elevadas em Spielberg. George Russell cruzou a linha de chegada mais de um minuto atrás de Lando Norris, o vencedor da prova.
Logo na primeira volta, Andrea Kimi Antonelli eliminou Max Verstappen da corrida, encerrando as chances do holandês. E como se não bastasse, Verstappen também foi prejudicado no sábado, quando uma bandeira amarela provocada por Pierre Gasly frustrou sua volta final no Q3.
Tsunoda decepciona e Ferrari aproveita
Do lado da RB, Yuki Tsunoda voltou a decepcionar. Incapaz de pressionar o pelotão da frente, abriu caminho para Leclerc e Hamilton executarem corridas isoladas e consistentes, garantindo posições importantes sem interferências externas.
Estratégia conservadora sem Vasseur no pit wall
Durante a prova, Hamilton demonstrou insatisfação com a decisão da Ferrari de chamá-lo para uma segunda parada. O momento da ordem ocorreu justamente quando ele tentava alcançar Leclerc na pista.
Contudo, com a ausência do chefe de equipe Fred Vasseur no comando direto, a Scuderia optou por uma estratégia conservadora. O objetivo era claro: somar pontos sem riscos e recuperar o P2 no campeonato.
Estilos opostos expõem desafio técnico para 2026
Apesar dos avanços recentes, a Ferrari sabe que disputar o título em 2025 ainda parece improvável. Nem mesmo a nova suspensão traseira prometida garante competitividade suficiente. Caso a atualização fracasse, o foco total passará para 2026.
E é justamente aí que surgem os primeiros atritos. Com o novo regulamento da Fórmula 1 previsto para revolucionar o conceito aerodinâmico dos carros no próximo ano, as divergências entre Leclerc e Hamilton já preocupam.
Leclerc elogia evolução com novo assoalho
Após a corrida, Leclerc adotou um tom positivo:
“Nosso fim de semana em nível de equipe foi muito positivo. Trouxemos algumas atualizações — principalmente um novo assoalho — que nos ajudaram a dar um passo à frente e começar a diminuir a diferença para a McLaren.”
Ele também comentou sua largada:
“Na primeira curva, tentei atacar o Lando, mas acabei deixando a porta aberta para o Oscar. Forcei bastante no primeiro stint e isso causou bastante degradação, mas não nos arrependemos.”
Hamilton segue caminho próprio no desenvolvimento
Hamilton, por outro lado, saiu satisfeito com o ritmo apresentado, inclusive por ter andado mais rápido que Leclerc em determinados momentos. Mas seu estilo de pilotagem segue incompatível com o do monegasco.
Segundo o próprio heptacampeão, Leclerc “dirige com enorme sobresterço” — ou seja, prefere um carro com a traseira solta e a frente extremamente aderente. Já Hamilton está trabalhando para configurar o SF-25 em uma direção completamente oposta: um acerto neutro, com leve subesterço, privilegiando a estabilidade.
“Charles e eu precisamos de coisas muito diferentes do carro. É impossível extrair o máximo com o mesmo acerto para ambos”, reforçou Hamilton.
O Autoracing vem afirmando isso desde que a Ferrari contratou Hamilton para ser companheiro de equipe de Leclerc.
Conclusão: Ferrari precisa escolher um caminho
Com o SF-25 mostrando evolução e o P2 reconquistado, a Ferrari volta a respirar no campeonato. No entanto, as diferenças filosóficas entre seus dois pilotos apontam para um dilema inevitável em 2026: desenvolver um carro neutro para agradar Hamilton, manter o DNA agressivo que favorece Leclerc — ou arriscar tudo em uma solução híbrida que pode não satisfazer nenhum dos dois?
O tempo para decidir está acabando. E em Maranello, cada escolha técnica pode significar o sucesso ou o fracasso de uma temporada inteira.

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