Ferrari não descarta nenhum rival para disputa pelo título de 2013

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 às 15:21

Stefano Domenicali - Ferrari F1

A Ferrari, através de Stefano Domenicali, não está considerando que a próxima batalha pelo título da Formula 1 se resumirá numa luta direta apenas contra a Red Bull, apesar de McLaren e Mercedes iniciarem a temporada com novos desafios.

A perspectivas da McLaren sofreram um duro golpe com a saída de Lewis Hamilton, enquanto a Mercedes enfrentou um final conturbado de temporada em 2012.

Embora a situação destas duas equipes apontem para a Ferrari e Red Bull saírem em vantagem em 2013, Domenicali diz que não vai permitir que seu pessoal descarte qualquer um dos seus rivais.

Quando perguntado no evento de mídia da Ferrari “Wrooom” em Madonna di Campiglio, se ele compartilhava a visão de que 2013 será uma batalha única entre a Red Bull e a Ferrari, ele disse: “Com base em análises de papel, isto parece correto.”

“Mas, como de costume, temos que ter muito, muito cuidado nessa área. Prefiro uma abordagem mental de considerar que os nossos adversários são tantos como na temporada passada. Surpresas podem ocorrer a cada ano.”

“Minha abordagem é temer a todos e não considerar ninguém fora da disputa pelo título.”

A Ferrari lançará seu novo carro em Maranello em 1 de fevereiro, com Domenicali sugerindo que o carro será uma evolução do atual, embora com um grande foco no desenho dos escapamentos.

“É claro que, com a continuidade no regulamento, você não pode fazer mudanças incríveis a partir do ponto de vista estético”, disse ele.

“Vamos focar a atenção na tentativa de maximizar o efeito do escape dentro do regulamento, porque é onde você pode obter algum desempenho adicional.”

A Ferrari está determinada a não suportar a repetição das dificuldades que enfrentou no início da temporada passada, quando começou o campeonato com um carro pouco competitivo.

Um dos fatores de suas dificuldades era um problema de calibragem de seu túnel de vento em Maranello, o que a obrigou a fechar as instalações para uma renovação e mudar os seus esforços para as instalações da Toyota, na cidade de Colônia, Alemanha.

Domenicali está confiante de que a forma da Ferrari na pista não vai sofrer com isso, o que vai ser crucial, porque as equipes terão de equilibrar o trabalho tanto no carro de 2013 como no de 2014 – com regulamento novo – ao longo dos próximos meses.

“Nós começamos o desenvolvimento do carro de 2013 no túnel de vento da Toyota e vamos trabalhar nesse túnel este ano sem a necessidade de uma verificação de correlação”, disse ele.

“Isso vai nos deixar mais eficientes e eficazes – e não preocupados com o fato de que não estarmos em Maranello. Vimos um adversário – McLaren – desenvolver o carro no mesmo local e eles fizeram um bom trabalho.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.