Ferrari foca no SF-25: Suspensão e direção visam P2

segunda-feira, 21 de julho de 2025 às 14:13

Lewis Hamilton

A Ferrari é a equipe de Fórmula 1 que, no momento, mais investe na parte técnica de seu carro atual de 2025. Lewis Hamilton e Charles Leclerc trabalham arduamente para a preparação do GP da Bélgica. Eles querem garantir o melhor desempenho do SF-25 na segunda metade da temporada.

Muitas equipes já voltam o foco para 2026. O regulamento da F1 de 2026 representa as maiores mudanças e desafios da história do esporte. Williams e Alpine já pensam em 2026. Em breve, a McLaren também poderá fazer essa transição, com o campeonato de construtores praticamente garantido.

A Ferrari, por outro lado, trabalha duro para consertar o SF-25. A equipe busca garantir, pelo menos, o P2 no campeonato de construtores, repetindo o feito de 2024.

Novas calibragens e suspensão crucial

Uma nova calibragem na direção hidráulica da Ferrari está em andamento. Ela apresenta um pequeno atraso em algumas circunstâncias, principalmente em curvas de alta. Contudo, a maior atualização acontece na suspensão traseira. Esta nova suspensão pode ser vital para a competitividade de Hamilton e Leclerc daqui em diante.

A equipe de Fred Vasseur participou de um dia de testes e filmagens privadas antes da corrida em Spa. Lá, eles chegaram a uma conclusão sobre sua última atualização. Fontes da Ferrari demonstram “otimismo cauteloso” com a nova suspensão traseira após o teste de Lewis Hamilton.

Uma reportagem do Formula1.it divulgou mais detalhes sobre o teste privado, realizado semana passada em Mugello. A Ferrari teve apenas 200 km de testes muito limitados, com pneus de demonstração e etc., para coletar o máximo de dados possível. Por isso, a configuração inicial do carro foi deixada para pilotos como Zhou Guanyu e Antonio Giovinazzi.

Hamilton, normalmente, não é fã de testes privados. Mas este foi tão importante para o futuro do SF-25 que ele fez questão de testar ao lado de Leclerc. A avaliação de Mugello “parece ser positiva”. Fontes da Ferrari sugerem que um “otimismo cauteloso” começou a se espalhar entre os membros da equipe.

Parece que os dados coletados por Hamilton e Leclerc correspondem às expectativas da Ferrari. Muitas equipes enfrentaram problemas nesse aspecto nas últimas temporadas. Seus simuladores, por exemplo, não conseguem “copiar” a realidade exata dos carros com túneis Venturi.

Leclerc não sentiu muita diferença na nova atualização. No entanto, se ela funcionar para Hamilton, isso poderá dar ao heptacampeão mundial uma vantagem crucial para o restante da temporada.

Mugello modificada: Detalhes do teste secreto

A Ferrari adaptou a pista de Mugello para obter os melhores dados com a atualização da suspensão traseira. Max Verstappen adoraria que Mugello fosse adicionada ao calendário da F1. Hamilton também é um grande fã do circuito. Aliás, a grande maioria dos pilotos adora aquela pista.

Hamilton conquistou a pole position, a volta mais rápida e a vitória na única visita oficial da Fórmula 1 a Mugello, no GP da Toscana de 2020. Aquela foi a milésima corrida da Ferrari na F1. Na ocasião, Leclerc e Sebastian Vettel terminaram apenas em P8 e P10.

Como parte do teste privado da Ferrari em Mugello, a equipe “modificou” a pista para obter os melhores dados possíveis para suas atualizações. A reportagem do Formula1.it sugere que Hamilton pode ser visto “debruçado sobre o muro dos boxes”. O áudio associado nas filmagens não corresponde ao traçado original da pista.

A Ferrari fez chicanes na reta para simular o comportamento do carro em freadas bruscas e contorno. Isso sugere que Maranello quer saber mais sobre o comportamento da suspensão traseira em trechos de baixa velocidade.

Pequenos detalhes como esse podem fazer toda a diferença nesta temporada. Afinal, os pilotos frequentemente ficam separados por apenas alguns centésimos de segundo.

AS - www.autoracing.com.br

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