Ferrari ficaria furiosa mesmo com violação “leve” da Red Bull

quarta-feira, 5 de outubro de 2022 às 8:49

Red Bull e Ferrari

As especulações sobre violações do teto orçamentário da Fórmula 1 têm sido intensas nos últimos dias, com Red Bull e Aston Martin sendo as principais suspeitas.

Mercedes e Ferrari atacaram sua principal rival, alegando que a Red Bull teve uma vantagem injusta em 2022 porque desrespeitou as regras na temporada passada.

As punições por exceder o teto de $145 milhões se dividem em três grupos – leve, relevante e processual. A violação leve pode ser um gasto excessivo inferior a 5%, enquanto a relevante seria classificada como qualquer coisa acima de 5%.

Infrações processuais podem ocorrer se uma equipe comete um erro ao submeter ou manter suas estatísticas financeiras. Foi o caso da Williams no começo deste ano, que resultou em uma multa de $25 mil.

Mattia Binotto, chefe da Ferrari, disse que apesar das regras serem flexíveis com violações “leves”, qualquer quantia acima do teto seria considerada uma grande quebra de confiança entre as equipes.

“É lamentável que nós tenhamos de falar sobre isso em outubro da temporada seguinte porque não diz respeito apenas a 2021 neste ponto, mas também 2022”, declarou Binotto à Sky Italia.

“Vamos aguardar até quarta-feira antes de realmente chegarmos a uma conclusão, mas é importante entender que uma violação de $4 milhões, considerada leve, não é pequena”.

Binotto acredita que qualquer equipe que não respeitasse o teto orçamentário teria vantagem por mais de uma temporada, e por isso é importante que as consequências sejam substanciais.

“No nosso caso, $4 milhões é o que gastamos em partes novas durante uma temporada. Também é suficiente para pagar o salário de 70 funcionários técnicos que podem ter ideias e soluções boas o suficiente para render até meio segundo por volta!”

“Portanto, mesmo se for oficialmente uma violação leve, não é insignificante! Se estamos falando de uma vantagem de meio segundo, essa vantagem também se transfere para as temporadas seguintes”.

“Pode ter começado em 2021, mas ainda proporciona uma vantagem em 2022 e 2023. Por isso, esse é um tópico muito importante”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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