Ferrari fará uma importante e talvez fundamental mudança no SF-25

quarta-feira, 7 de maio de 2025 às 14:07

Ferrari – GP Miami 2025

Finalmente a Ferrari parece que vai mudar sua suspensão traseira depois de um péssimo fim de semana em Miami (na verdade o carro só andou bem na Sprint da China) onde teve que se contentar com um P7 e P8 chegando a quase 1 minuto do vencedor Oscar Piastri na bandeirada de domingo.

Foi o GP onde a Ferrari atingiu o ponto mais baixo deste início de temporada com um desempenho bem abaixo da crítica. Para se ter uma ideia, Hamilton, que teve o melhor ritmo de corrida dos Vermelhos, foi cerca de 0,9s por volta mais lento que Norris, que também teve o melhor ritmo de corrida dos Laranjas.

A McLaren foi intocável. Verstappen destruiu seus pneus e freios em seu primeiro stint resistindo em vão. O calor de Miami tornou o MCL39 melhor ainda. O espectro de uma dominação no verão europeu que reduziria a competição aos dois pilotos Laranjas paira no ar.

Ritmo de corrida do piloto mais rápido de cada equipe em Miami

1 Norris McLaren: 1:31.069 –
2 Verstappen Red Bull: 1:31.625 (+0.555s)
3 Russell Mercedes: 1:31.737 (+0.667s)
4 Albon Williams: 1:31.823 (+0.753s)
5 Hamilton Ferrari: 1:31.990 (+0.920s)
6 Hadjar Racing Bulls: 1:32.149 (+1.079s)
7 Ocon Haas: 1:32.258 (+1.188s)
8 Hulk Sauber: 1:32.541 (+1.472s)
9 Gasly Alpine: 1:32.582 (+1.512s)
10 Alonso Aston Martin: 1:32.835 (+1.765s)

O potencial da Ferrari é inutilizável, o simulador diz que existe, mas a pista não, e é por isso que Vasseur fala sobre isso

Não é um problema puramente aerodinâmico, o carro simplesmente corre com configurações mecânicas ineficientes para a corrida, o que está comprometendo a classificação. Por algum motivo, os engenheiros não conseguem fazer a suspensão traseira funcionar como deveria. Se o carro vai baixo como deveria, bate no asfalto e desgasta a prancha mais do que o regulamento permite. Pelo o que o AutoRacer da Itália sabe, uma nova suspensão está em desenvolvimento, que poderia ser combinada com o pacote mais recente, mas o momento de colocá-la no carro ainda é desconhecido.

É uma mudança muito delicada e totalmente inesperada durante a temporada, não rápida, pelo menos indica claramente onde está o problema (apontado pelo editor-chefe do Autoracing no GP do Bahrain) e que não é estritamente de natureza aerodinâmica. A esperança é que as correções funcionem como há um ano, após a repentina vaga aberta na direção técnica devido à saída de Cardile (que assumirá um cargo na Aston Martin em julho do ano que vem). Naquela época, Vasseur assumiu o interino, mas certamente foi pego de surpresa, pois eles entraram em uma fase delicada. Isso pode ser uma reação tardia, talvez a causa de algumas avaliações consideradas insuficientes sobre as mudanças corajosas no projeto 677.

Ferrari não pode suportar uma temporada onde pode terminar em P5 nos construtores

Atualmente, em Maranello, já existem duas equipes, uma dedicada 100% ao projeto 678 em andamento. Uma fase em que normalmente dezenas de projetos diferentes são testados, alguns extremos, para estabelecer onde estão as áreas de maiores ganhos. O DT Loic Serra estava em Jeddah, onde as coisas funcionaram menos mal; pelo menos para Leclerc. Sobre seus ombros, a responsabilidade de um triplo e penoso compromisso: pensar em um bom carro para o próximo ano, curar a doença do SF-25 e implementar a qualidade das escolhas técnicas na pista.

Todos se perguntam a mesma coisa, e ela é legítima: o Ferrari SF-24 não poderia ter sido refinado em vez de ser alterado “99%”?
Alterar o equilíbrio aerodinâmico para focar mais na dianteira exigiu uma geometria geral completamente diferente. Dominar a caixa de câmbio e reduzir as dimensões gerais da suspensão traseira não valeu a pena. A armadilha estava próxima, mas não poderia ter sido prevista nas simulações, que só deram ganhos sem desvantagens. Para o bem ou para o mal, os carros com túneis de Venturi permanecerão entre os mais imprevisíveis e ilegíveis da história da F1.

Após o tempestuoso fim de semana em Miami (em todos os sentidos), vale ressaltar as palavras do heptacampeão mundial, relatadas pela BBC, que agora talvez pareçam mais claras: “Acho que este carro tem um desempenho muito bom. Algo está nos segurando no momento, está lá, simplesmente não podemos usá-lo. Até que tenhamos uma solução para isso, é aqui que estamos”, disse Lewis Hamilton.

AS - www.autoracing.com.br

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