Ferrari sacrifica 2025 pelo grande prêmio de 2026

sexta-feira, 22 de agosto de 2025 às 14:45

Lewis Hamilton – Ferrari

A temporada de 2025 da Ferrari destaca como pequenas fraquezas são punidas na Fórmula 1 moderna. No entanto, para a equipe italiana, isso também ressalta uma mudança de foco importante: a campanha de 2026.

Afinal, a Fórmula 1 vai passar pela maior mudança de regulamento de sua história em 2026. As regras irão afetar chassis, unidades de potência, aerodinâmica, combustível e até os pneus. Em 2025, com o regulamento atual ainda em vigor, a Ferrari parece ter perdido o rumo, embora a equipe tivesse o potencial de ser uma forte candidata ao título no final de 2024.

Vasseur defende novas decisões

Embora o modelo SF-25 tenha sido um passo ousado no design, a equipe está com dificuldades para replicar a consistência e eficiência da McLaren. Em entrevista à revista Auto Motor und Sport, o chefe da equipe, Frédéric Vasseur, defendeu a decisão de mudar a arquitetura do carro.

Ele admitiu que isso forçou a equipe a se adaptar rapidamente, mas insistiu: “Foi a decisão certa. No começo, tivemos que aprender a adaptar nosso carro à nova arquitetura.”

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Gestão de pneus e o que mais a Ferrari perdeu

Vasseur argumentou que a McLaren se destacou na gestão de pneus, especialmente em condições extremas. A desclassificação da Ferrari no início da temporada, na China, também causou efeitos duradouros. A equipe elevou a altura do carro para evitar falhas futuras.

“Como todos sabem, esses veículos são extremamente sensíveis em termos de altura em relação ao solo. Cada milímetro é uma posição no grid. Para resolver o problema, você perde o foco em outras coisas”, disse ele. Vasseur apontou a preparação comprometida para a classificação como um exemplo de uma área em que a Ferrari sofreu bastante nesta temporada.

Aprendizado para o futuro

Vasseur também destacou a nova filosofia da Ferrari para resolver problemas na base do carro, priorizando estabilidade e previsibilidade em detrimento da força descendente bruta. Ele explicou que as flutuações no desempenho aerodinâmico, quando o carro rola, arremessa ou muda de direção, minam a confiança do piloto.

“O piloto aproveita mais do pacote. Se ele não tem certeza do que o carro está fazendo, ele fica muito abaixo do limite”, comentou. Olhando para 2026, o francês acredita que as lições aprendidas no desenvolvimento da suspensão e dos freios serão mantidas, mesmo que a aerodinâmica não seja.

“Tudo o que aprendemos pode ser uma vantagem no próximo ano”, ele concluiu. A temporada de 2025 da Ferrari foi um período de concessões, mas, com a iminente redefinição das regras da F1, Vasseur garante que essas lições podem, de fato, valer a pena.

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