Ferrari explica “grande dilema” no GP do Japão

quarta-feira, 12 de outubro de 2022 às 9:53

Charles Leclerc

A Ferrari explicou o “grande dilema” que enfrentou em termos de escolha dos pneus no GP do Japão.

A corrida teve um início chuvoso e caótico, com Carlos Sainz batendo na primeira volta. Logo em seguida, houve uma bandeira vermelha e o evento recomeçou duas horas depois, mas teve apenas 28 voltas.

Após um dia de pista seca no sábado, Inaki Rueda, chefe de estratégia da Ferrari, admite que a mudança das condições no domingo impediu a equipe de usar os pneus slick que havia poupado.

“Quando nós chegamos na manhã de domingo, vimos que todos os pneus slick que havíamos poupado para a prova não serviriam para nada”, declarou Rueda na análise pós-corrida da Scuderia.

“Por quê? Porque nós tínhamos uma previsão bastante contundente. Esperávamos que a chuva começasse ao meio-dia e não parasse até tarde da noite”.

Com a pista molhada proporcionando vários desafios, Rueda detalhou como um dos maiores problemas é escolher o pneu de chuva ou o intermediário.

“No molhado este ano, com os pneus que temos, há um grande dilema; nós temos um pneu de chuva que é bom em uma janela bastante estreita – uma tempestade, por exemplo, mas nós nunca corremos nessas condições”, explicou ele.

“Por outro lado, o intermediário na verdade se comporta muito bem no molhado. Então, sempre que uma equipe pode escolher entre os dois, nós preferimos o intermediário. É simplesmente um pneu mais rápido na maioria das condições”.

No recomeço atrás do safety car, todos os carros estavam com o pneu de chuva. Por isso, as equipes tiveram de escolher o momento para colocar o intermediário. Rueda explicou como a Ferrari fez isso.

“Ninguém realmente pôde colocar os intermediários atrás do safety car. Mas como nós sabemos, quase sempre é o pneu mais veloz no molhado. Portanto, assim que o safety car saiu, dois carros trocaram para os intermediários”.

“Aquilo nos deu uma indicação de como estava o circuito com os intermediários. Nós vimos imediatamente que Sebastian Vettel era o mais rápido da pista já em sua volta de saída com intermediários”.

“Aquilo deu a todos nós confiança para entrar na volta seguinte a fim de trocar os pneus de chuva pelos intermediários”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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