Ferrari e Red Bull contra a entrada da Andretti na Fórmula 1

quinta-feira, 6 de julho de 2023 às 16:37

Mario e Michael Andretti com Zak Brown

Do Autosport: Andretti é o candidato de maior destaque das equipes que indicaram interesse em ingressar no grid da F1, e uma resposta é esperada em breve sobre se algum dos candidatos foi bem-sucedido.

No entanto, as equipes titulares que enfrentarão uma diluição de sua receita futura deixaram claro que qualquer novo participante deve trazer algo valioso para a mesa e que beneficie a categoria, que é uma visão compartilhada pelo chefe da F1, Stefano Domenicali.

A Andretti reforçou sua oferta juntando-se à Cadillac para obter o emblema de uma unidade de potência da Renault, mas Vasseur insiste que lançar o projeto como totalmente americano não é suficiente.

“Minha posição é que as 10 equipes que fizeram grandes esforços mesmo quando era difícil estar no grid, e sobreviver para algumas delas, agora se tivermos que receber outra equipe, tem que ser por motivos mega bons, ” ele disse.

“O fato de você ter uma equipe americana não é um bom motivo. Porque para mim, primeiro, já temos uma equipe americana, graças à Haas. E a segunda é que se você quer estar no topo do país, é uma questão de pilotos.”

“Dê uma olhada no que aconteceu na Holanda. É o maior sucesso do mundo hoje, e eles não têm uma equipe, eles têm Max.”

“Acho que primeiro temos um bom sucesso nos Estados Unidos. Se você quer aumentar o sucesso nos Estados Unidos, é mais uma questão para mim ter um piloto americano. Não é sobre a equipe.”

Questionado se pensaria de forma diferente se uma grande equipe de fabricantes quisesse entrar na F1, ele disse: “Tenho que dizer novamente, que fizemos um grande esforço coletivamente. Se alguém quiser entrar agora, tem que ser também para o benefício de todos no paddock.”

“Significa que eles precisam trazer algo para a F1. Não acho que a nacionalidade da equipe seja um trunfo.”

O chefe da Red Bull, Christian Horner, também não é simpático à Cadillac no projeto Andretti.

“A GM é uma grande marca, mas o que me interessa é qual é o modelo dela?” disse Horner. “Não presumo que eles vão construir uma instalação como a nossa. Presumo que seja um exercício de dar nome à UP.”

Quando foi sugerido que poderia ser comparado o acordo Ford/Red Bull Powertrains, ele disse: “Sim, mas na Ford eles não estão fingindo ser um participante da F1.”

“A GM está associada a Andretti no momento, que atualmente não tem uma entrada.”

“Agora, a FIA conduzirá seu processo. Acho que, como em todas essas coisas, você tem a questão logística de como acomodar a 11ª equipe.”

“Mas a realidade é o que realmente se resume a quem vai pagar por isso? E se diluir o dinheiro das 10 existentes, é claro, eles terão problemas com isso.

“A Liberty não vai querer diluir sua parte da renda. Então é aí que você acaba em um impasse.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.