Ferrari e Mercedes “correm atrás” de seus assoalhos

segunda-feira, 26 de junho de 2023 às 11:52

Da esquerda para a direita: Assoalho 2022 da Red Bull (sem tábua), mostrando como a seção plana central já contrastava com a lágrima convencional; Assoalho 2023 da Red Bull, com várias mudanças destacadas

A Ferrari está tendo uma temporada medíocre em 2023, apenas em P4 nos construtores depois de oito corridas. O único pódio dos Vermelhos nesta temporada foi conquistado por Charles Leclerc em Baku. O SF-23 parece ser rápido em uma volta, mas quando se trata de velocidade em corrida, a Ferrari está passando por um momento muito difícil. O carro vai ficando muito arisco conforme os pneus vão se desgastando tanto mecânica quanto termicamente. Mas a Scuderia está trabalhando muito para introduzir um novo assoalho o mais rápido possível.

A grande atualização lançada para o GP da Espanha ainda não mostrou ser um avanço significativo, mas no fim de semana de corrida seguinte no Canadá pode ter sido diferente. Apesar dos dois pilotos da Ferrari não terem passado do P4 e P5, Helmut Marko disse – sem exemplificar algum dado – após a corrida que os Vermelhos foram os mais rápidos na pista durante a maior parte da corrida.

O quadro abaixo mostra a média das 10 melhores voltas de cada piloto durante a corrida e os pilotos da Ferrari também aparecem em P4 e P5.

Pos  Piloto   Tempo   Atraso 
1 Lewis Hamilton 1’15.789
2 Max Verstappen 1’15.792 0.003
3 Fernando Alonso 1’15.881 0.092
4 Charles Leclerc 1’15.991 0.202
5 Carlos Sainz 1’16.007 0.218
6 Sergio Pérez 1’16.072 0.283
7 Kevin Magnussen 1’16.612 0.823
8 Pierre Gasly 1’16.658 0.869
9 Oscar Piastri 1’16.749 0.960
10 Nyck de Vries 1’16.804 1.015
11 Yuki Tsunoda 1’16.809 1.020
12 Lando Norris 1’16.822 1.033
13 Lance Stroll 1’16.827 1.038
14 Valtteri Bottas 1’16.953 1.164
15 Esteban Ocon 1’16.957 1.168
16 Alexander Albon 1’17.086 1.297
17 Zhou Guanyu 1’17.211 1.422
18 George Russell 1’17.374 1.585
19 Nico Hulkenberg 1’17.397 1.608

Ferrari trabalha em novo assoalho

Para a atual geração de carros, o assoalho é extremamente importante. Em Mônaco, o melhor assoalho da F1 – Red Bull RB19 – ficou completamente exposto após a batida de Sergio Perez e todos viram o quanto aquele assoalho é mais complexo que o da Ferrari e dos outros carros.

Enrico Cardile, chefe do departamento de chassis da Ferrari, está se esforçando muito para colocar um assoalho novo, mas também consideravelmente diferente, sob o SF-23. A Scuderia está tentando ter o assoalho pronto para uso “dentro de alguns finais de semana”. O Autoracing pode informar que a Mercedes também trabalha em algumas modificações em seu assoalho, caso não consiga levar um novo para Silverstone.

AS - www.autoracing.com.br

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