Ferrari e McLaren encontraram solução para acabar com os “saltos”

sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 10:07

McLaren e Ferrari

Foi um dos tópicos de conversa em Barcelona, os saltos dos carro em alta velocidade. O efeito chama-se “porpoising”, e significa que o carro salta para cima e para baixo quando há muita pressão sobre ele. Quase todas as equipes sofreram com isso, enquanto duas delas parecem ter encontrado uma solução.

No primeiro dia de testes todas as equipes pareciam sofrer com os saltos nas retas, mas os dois dias que se seguiram mostraram uma clara diferença entre os carros nas retas. Adrian Newey, director técnico da Red Bull Racing, explicou o dilema que as equipes enfrentam atualmente.

“Não é difícil resolver o problema. É principalmente difícil não perder nenhum tempo de volta com essa solução”, Newey explicou à revista alemã Auto, Motor und Sport.

É com isso que as equipes estão atualmente se debatendo, mas duas delas parecem ter encontrado uma solução. De fato, segundo a Mercedes, a McLaren encontrou uma forma de minimizar os saltos sem perder velocidade.

Fizeram-no criando uma rota para o ar quando há muita pressão. Outras equipes também vêem que a McLaren deu um passo nesse sentido. A Haas também fez alterações semelhantes após o primeiro dia de testes, o que reduziu grandemente os saltos.

Na Ferrari, resolveram de forma diferente. Puseram o carro um pouco mais alto no asfalto. Normalmente perdem tempo, mas ajustaram a sua suspensão em conformidade. Assim, ganham todo o tempo perdido nas curvas lentas. Este foi também o caso em Barcelona, onde compensaram todo o tempo perdido no último setor.

Nas próximas semanas, as outras equipes também vão analisar como vão resolver os problemas em torno dos saltos dos carros. No Bahrain, veremos se optaram por um conceito como o da Ferrari, ou se, como a McLaren, vão ver se conseguem fazer passar o fluxo de ar pelo carro de uma forma estratégica.

EB - www.autoracing.com.br

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