Ferrari e McLaren chegaram na Red Bull?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011 às 16:04

Atualizações recentes Red Bull, Ferrari e McLaren

Red Bull x Ferrari x McLaren

Apesar da Red Bull estar liderando tanto o campeonato de pilotos quanto o de construtores, a última vitória deles foi em junho, e já estamos em agosto. Na classificação a Red Bull ainda mantém 100% de aproveitamento, mas em corrida tanto a Ferrari quanto a McLaren equilibraram as coisas.

No GP da Hungria a Red Bull usou uma das 4 noites que o regulamento permite por temporada, para trabalhar. Fizeram isso na noite de sexta-feira introduzindo algumas modificações não programadas antecipadamente na suspensão traseira e na carenagem.

A mais visível atualização foi na configuração da asa dianteira, um refinamento do desenho visto em Nurburgring. A idéia foi reduzir o desgaste dos pneus dianteiros. O carro da Red Bull desgasta um pouco mais os pneus dianteiros, o que lhes dá menos margem de estratégia especialmente em pistas com stints longos como Hungaroring.

Asa dianteira Red Bull - agosto 2011

Asa dianteira Red Bull – agosto 2011

A Ferrari diz ter encontrado 1 segundo no seu carro no ultimo mês com uma variedade de atualizações. Mudanças significativas na suspensão e na carenagem traseiras, que vinham sendo feitas em várias corridas, mas terminadas em Silverstone. Modificações no escape para melhorar a eficiência do difusor soprado e sucessivas asas novas tanto para a dianteira quanto para a traseira. Na Hungria eles testaram uma asa traseira que parece ter sido feita para ser usada em Spa neste próximo domingo, já que de acordo com a mídia italiana, trata-se de uma asa onde o arrasto é diminuído sem prejudicar o downforce.

Alonso disse que a equipe tem o objetivo de “tomar Monza de assalto” para agradar os tifosi. Ano passado a Ferrari introduziu um Duto-F especial para Monza e este ano planejam vencer lá novamente.

Asa traseira Ferrari -agosto

Asa traseira Ferrari – agosto

A McLaren, que ganhou as duas ultimas corridas, trabalhou em coisas visíveis como asas e dutos de freio, mas a chave do recente sucesso da equipe parece ter sido trabalhar com a inclinação do carro e do difusor soprado, tanto em termos de mapeamento do motor e desenho do difusor em si. Como o mapeamento tem que ser o mesmo para a classificação e corrida, tem havido muito trabalho em conseguir o melhor compromisso. O resultado é mais downforce e estabilidade na traseira. Eles erraram esse compromisso no carro de Button na Alemanha e depois descobriram que esta foi uma das razões pelas quais ele ficou estranhamente lento naquela corrida.

O carro da Red Bull corre com uma inclinação bastante íngreme (altura da parte traseira do carro em relação a dianteira). Como mais de 45% do downforce do carro vem debaixo e em torno de 35% da parte traseira, esta é uma área crucial para se acertar. A Force India tem feito grandes progressos nessa área também, daí sua melhora nas últimas corridas. Mas de acordo com os engenheiros, não basta levantar a parte traseira do carro, é necessário trabalhar também na carroceria, assoalho e escapamento para se obter o máximo.

AS – www.autoracing.com.br

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