Ferrari e Carlos Sainz avaliam tempo de um novo contrato

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024 às 14:30

Carlos Sainz e Frederic Vasseur

A Ferrari assinou ontem com Charles Leclerc um novo contrato de vários anos, mas “precisa de mais tempo” para decidir o futuro de Carlos Sainz na equipe de F1.

A Scuderia manteve-se um pouco cautelosa quanto às condições do contrato que Leclerc assinou para permanecer em Maranello. Mas a Ferrari bloqueou os adversários em relação ao seu piloto estrela, já que o jovem de 26 anos estava prestes a terminar o contrato após 2024. Seu foco agora muda para Sainz e seu futuro nos Vermelhos.

Assim como Leclerc, Sainz deverá ser agente livre em 2025, tendo até agora concordado com contratos de dois anos desde que ingressou na Ferrari. A Scuderia entregou ao jovem de 29 anos um contrato para 2021 a 2022 depois de deixar a McLaren. Ele assinou uma prorrogação até o final de 2024 em 2022.

Mas Sainz já foi procurado pela Audi e pela Aston Martin para ser o piloto principal a partir somente de 2026, quando o novo regulamento entrar em vigor. As duas propostas estão na mesa de Sainz, mas provavelmente ele considera muito mais arriscado ir para alguma dessas duas equipes do que continuar na Ferrari.

Apesar da torcida ser mais favorável a Leclerc – talvez pelo carisma do piloto monegasco – em termos de resultado contra Sainz eles são extremamente parelhos. No tempo que Sainz e Leclerc estão juntos na Ferrari, o monegasco venceu 3 corridas contra 2 de Sainz. Em classificação a diferença pró-Leclerc é mínima também. Em 2021 Leclerc foi 0.046s mais rápido que Sainz. Em 2022 foi 0.045s mais rápido e em 2023, 0.056s mais rápido, ou seja, cerca de meio décimo de segundo os separou nos três anos juntos.

Sainz pressiona a Ferrari para resolver seu futuro antes do início da temporada de 2024

Mas a Ferrari ainda “precisa de mais tempo” para decidir qual o tempo de contrato que vai oferecer a Sainz. Eles continuam a discutir se o único vencedor de corrida não-Red Bull na temporada de 2023 vale um compromisso mais longo. A Ferrari acha que terá opções para substituir Sainz no próximo ano.

Leclerc viu a Ferrari responder aos seus apelos concordando com um novo contrato até, pelo menos, o final de 2026. Os Vermelhos não disseram qual é a duração completa do seu contrato de vários anos. Mas dá a ambas as partes a oportunidade de ver o que a Ferrari entregará quando os regulamentos mudarem em 2026. Se a Ferrari não entregar, Leclerc pode ficar preso lá por muito mais tempo do que gostaria.

Ferrari identificou Lando Norris como um potencial substituto

O novo regulamento da F1 para a temporada de 2026 tem regras aerodinâmicas revisadas, além de novas unidades de potência que funcionam com combustível 100% sustentável. Não é fácil prever o que vai acontecer, mas Leclerc decidiu apostar na Ferrari. Diz-se que Sainz não pretende um contrato de longo prazo, mas sim mais um de dois anos, pois isso lhe daria a oportunidade de ver com a Ferrari vai se sair em 2026.

Mas ainda parecem existir dúvidas em Maranello sobre o que fazer no futuro. Relatos do The Mirror em dezembro também sugeriram que a Ferrari está apenas inclinada a dar a Sainz um contrato de um ano para manter seu assento livre para que a equipe possa mirar em Lando Norris, desde sempre na McLaren.

A McLaren está em negociações com Norris sobre seu novo contrato, com o jovem de 24 anos sem contrato após 2025. Mas a Ferrari está de olho no britânico como sucessor de Sainz e ainda “precisa de mais tempo” para ver se vale a pena manter o espanhol ao lado de Leclerc no primeiro ano do novo regulamento da Fórmula 1.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.