Ferrari domina sexta-feira no GP do Azerbaijão

sexta-feira, 19 de setembro de 2025 às 17:00

Lewis Hamilton

Ferrari impõe ritmo em Baku

O vermelho da Ferrari brilhou neste primeiro dia de atividades em Baku. Lewis Hamilton liderou o TL2 com 1min41s293, tempo já melhor que a pole de 2024. Charles Leclerc, por sua vez, ficou a apenas dois milésimos, reforçando que a equipe chega muito forte para o fim de semana.

Atrás da dupla, a Mercedes mostrou consistência. George Russell registrou 1min41s770 e superou Andrea Kimi Antonelli por nove milésimos. Dessa forma, a equipe alemã se manteve na disputa direta com a Ferrari.

Pneus em destaque

A sexta-feira também foi marcada pela estratégia de pneus. O composto C6 dominou a ação, completando 566 voltas (77,11%). No TL1, todos usaram apenas o Macio. Esse fato não acontecia desde 2019 e, portanto, indica que as equipes pretendem guardar conjuntos de Médios para a classificação.

Na segunda sessão, entretanto, houve mais variedade. Oito pilotos — Piastri, Norris, Leclerc, Verstappen, Antonelli, Russell, Alonso e Stroll — apostaram apenas nos Macios. Outros 11 dividiram o trabalho entre C5 e C6. Já Alex Albon, em contrapartida, ousou ao utilizar também um jogo de Duros em sua Williams.

Quero ser VIP

Análise da Pirelli

Segundo Simone Berra, engenheiro-chefe da Pirelli, o dia fugiu do padrão. O retorno do C6 confirmou boa aderência, mas dentro de uma janela de uso mais estreita que o C5. Assim, o composto pode não ser a melhor opção nos trechos sinuosos, já que o C5 garante mais estabilidade.

Além disso, Berra destacou a evolução da pista. O asfalto foi tratado com jatos de alta pressão, o que, junto das temperaturas mais baixas, resultou em voltas mais rápidas e desgaste menor. Por fim, ele apontou a ausência de granulação em todos os compostos, algo que reforça o equilíbrio do cenário atual.

F2: Crawford conquista a pole

A Fórmula 2 também animou a sexta-feira. Jak Crawford (DAMS Lucas Oil) cravou a pole com 1min54s791, apenas 19 milésimos à frente do líder Leonardo Fornaroli (Invicta Racing).

Logo atrás ficaram Gabriele Minì (Prema Racing, 1min55s190) e Victor Martins (ART Grand Prix, 1min55s395). Sebastian Montoya (Prema Racing), que foi o décimo, largará da pole na Sprint de sábado.

Estratégia dos pneus na F2

Para esta etapa, os pilotos têm Macio e Supermacio à disposição. Na Feature Race, a maioria largará com o Supermacio, enquanto apenas três optaram pelo Macio. O Supermacio deve render melhor por 7 a 9 voltas. Se houver um Safety Car após a sexta volta, algo bastante provável em Baku, boa parte do grid deve antecipar a parada.

Caso a corrida transcorra sem interrupções, o undercut pode ser decisivo. O Macio tende a aquecer mais, no entanto, ainda dentro de níveis controláveis. Já se a temperatura cair, pode haver desgaste no eixo dianteiro. Nesse cenário, pilotos com melhor gerenciamento de pneus terão vantagem clara.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.