Ferrari diz que Red Bull está fazendo algo muito inteligente

quinta-feira, 18 de maio de 2023 às 13:37

Jock Clear

A Red Bull vem ganhando tudo nessa temporada. Fez as poles e mais do que isso, ganhou todas as corridas fazendo dobradinha – inclusive vencendo a corrida curta em Baku. É um domínio que há muito tempo não se vê na Fórmula 1.

Mas a Ferrari conseguiu fazer uma pole frente as quatro da Red Bull. E Jock Clear acha que isso aconteceu apenas porque a Red Bull vem se concentrando muito mais no ritmo de corrida no que de classificação. Uma jogada muito inteligente, segundo ele.

“O RB19 também é rápido em classificação, mas imparável nos domingos de corrida.”

Em nítido contraste, a Ferrari conseguiu apenas um resultado entre os três primeiros, com Leclerc em P3 no GP do Azerbaijão, com os Vermelhos reconhecendo que seu carro é melhor na classificação do que em corrida.

Carro ‘difícil’ em longas distancias 

A Ferrari pondera se precisa se concentrar mais na corrida e “esquecer” um pouco a classificação, mas Clear é rápido em apontar que, ao contrário da Red Bull, que pode garantir que vai lutar no domingo, a Ferrari é um carro difícil em longas distancias.

“Portanto, não podemos tirar os olhos classificação”, continuou ele, “mas certamente precisamos entender completamente como podemos obter mais ritmo de corrida.”

“Temos que tirar o chapéu para a Red Bull e dizer que eles estão fazendo algo muito, muito inteligente. Esse carro funciona muito, muito bem em ritmo de corrida.”

“Também podemos concluir que, para fazer isso, talvez eles estejam abrindo mão de algum ritmo de classificação.”

“É por isso que podemos competir com eles, porque eles não são imbatíveis na classificação.”

Ele acrescentou: “Temos um bom entendimento de onde estão os problemas do SF-23. Temos que quantificar isso.”

“Então, de certa forma, diríamos: ‘OK, estamos analisando o que está acontecendo na corrida em comparação com o que está acontecendo na classificação’. Podemos ver algumas diferenças.”

“Talvez o que não possamos alinhar seja como essas diferenças acabam.”

“Esse é o processo pelo qual estamos passando no momento. Identificar o que podemos fazer, ou o que podemos mudar em termos de nosso foco, para talvez trazer mais ritmo de corrida de volta.”

DRS supremo

O treinador de pilotos de Leclerc admite que a Red Bull fez um trabalho melhor com seu RB19 do que a Ferrari conseguiu com o SF-23. Ele diz que o DRS da Red Bull é supremo.

“Eles são muito, muito rápidos nas retas, especialmente quando o DRS está aberto”, acrescentou.

“Novamente, temos que olhar para isso, ver o que podemos fazer melhor para eliminar nosso arrasto, porque é tempo de volta livre.”

“O piloto não precisa usar muita habilidade para fazer as retas o mais rápido possível. Essa é claramente uma área em que eles são muito rápidos.”

Clear falou recentemente sobre o “pico” da Ferrari e os esforços da equipe por meio de assoalhos renovados para negar isso.

“Com um novo pacote aerodinâmico durante o inverno, demoramos um pouco para encontrar o acerto”, disse ele.

“Este andar contribui para colocar o carro em uma janela melhor, pois os pilotos relataram anteriormente que estavam no pico do carro.”

“Precisamos nos livrar de alguns desses picos. Esse é provavelmente o foco principal no momento, tornar o carro um pouco mais benigno para que os pilotos tenham mais de confiança”.

A Ferrari marcou apenas 78 pontos nas primeiras cinco corridas do campeonato de 22 corridas desta temporada, 146 a menos que a Red Bull.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.