Ferrari diz que não basta somente copiar o assoalho da Red Bull

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023 às 14:26

Enrico Cardile

Enrico Cardile, chefe de aerodinâmica dos Vermelhos, sugeriu que copiar o assoalho da Red Bull seria difícil e ineficaz, tendo descoberto que eles “fazem muitas coisas de maneira diferente dos adversários”.

O Red Bull RB19 provou ser um carro imbatível na F1 2023, conquistando notáveis 21 vitórias em 22 GPs, com a Ferrari infligindo a única derrota através de Carlos Sainz em Singapura, quando a Red Bull levou uma atualização e se atrapalhou para acertar o carro, senão seriam todas as vitórias em todos os GPs.

Mas, os rivais tiveram uma chance no GP de Mônaco deste ano, quando o RB19 de Sergio Perez foi levantado após uma batida na classificação e os fotógrafos se alvoroçaram imediatamente para capturar uma visão clara do assoalho da Red Bull.

Red Bull ‘faz muitas coisas de forma diferente da concorrência’

Em conversa com a Auto Motor und Sport, o chefe de aero da Ferrari, Cardile, discutiu os aprendizados que sua equipe tirou ao ver o assoalho do RB19, embora não seja um simples caso de copiar e colar.

Em vez disso, embora possa servir como uma “inspiração” para a forma como a Ferrari olha para os seus desenhos, o fato do assoalho da Red Bull mostrar que eles seguiram um caminho muito diferente dos rivais, significa que provavelmente não será fácil de seguir.

“Faz parte do nosso trabalho analisar os carros dos nossos concorrentes”, disse Cardile. “Então é mais uma foto em nosso banco de dados.”

“Mesmo que nossos carros sejam diferentes, foi interessante analisar o assoalho da Red Bull porque eles fazem muitas coisas de maneira diferente da concorrência.”

“Mas para tirar proveito de uma foto, é preciso vê-la com os óculos certos. Você tem que se desligar do seu próprio carro e ver o panorama geral.”

“Uma cópia de uma única peça nunca funcionou, e certamente não com estes carros, onde milímetros fazem uma grande diferença. Mas você pode tentar entender o que eles estão tentando alcançar com essas formas e inspirar-se nelas.”

A Ferrari lutou contra a Red Bull no início da era do efeito solo da F1 no começo 2022, mas desde então foi uma questão unilateral a favor da Red Bull.

E Cardile disse que a Red Bull prova que um adversário forte e versátil é possível sob estes regulamentos.

“A Red Bull é o melhor exemplo de que existe um carro versátil”, disse Cardile quando questionado se sempre há um preço a ser pago por esses carros. “Você apenas precisa trabalhar duro e ter os objetivos certos.”

A Ferrari está em uma longa jornada sem sucesso no título de F1, não tendo experimentado tal glória desde 2008.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.