Ferrari descontente com a FIA antes da estreia de Lewis Hamilton
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025 às 12:51
Frederic Vasseur
A Ferrari não está medindo esforços para tentar destronar a McLaren nesta temporada e vencer seu primeiro título de construtores desde 2008. A contratação de Lewis Hamilton ao lado de Charles Leclerc sem dúvida dá a eles a dupla mais forte do grid.
Mas isso vai depender muito do carro que a Ferrari dará à sua dupla, já que muitos consideravam a dupla da Mercedes com Hamilton e Russell também sendo a mais forte do grid em 2024. Mas em um carro incapaz de vencer consistentemente, os Prateados não passaram de um P4 nos construtores.
A equipe de Fred Vasseur foi vice apenas 14 pontos atrás da McLaren na classificação de 2024. Para se ter uma ideia de quão perto eles ficaram, isso equivale a apenas 0,12% dos pontos disponíveis ao longo da temporada
Alguns momentos que custaram o título à equipe. Por exemplo, os Vermelhos sofreram quatro DNFs, incluindo um abandono duplo no GP do Canadá.
A Red Bull parecia dominante novamente para outro título após vencer quatro dos primeiros cinco primeiros GPs com três dobradinhas. Mas quando eles perderam o rumo da noite para o dia, foi a McLaren, e não a Ferrari, quem tirou mais vantagem.
Christian Horner acha que a ascensão da McLaren foi “injusta”, sugerindo que eles não operaram completamente dentro das regras. Eles tiveram que modificar seu design de asa traseira após o GP do Azerbaijão em setembro, com rivais chamando-o de ilegal tanto em público quanto em privado.
A Ferrari foi menos vociferante do que a Red Bull em suas reclamações, o que significa que Vasseur manteve um bom relacionamento com seu colega Zak Brown. Mas isso não significa que eles estão satisfeitos com os métodos da FIA.
A Ferrari não está feliz com a FIA sobre as novas regras de asa flexível da F1
Em maio, a FIA apresentará uma nova diretriz técnica que endurece a regulamentação das asas dianteiras da F1. Eles estão tentando evitar flexibilidade excessiva, o que teoricamente é vantajoso.
A Ferrari e a Red Bull estavam “bem preparadas” para as próximas mudanças, de acordo com o The Race. Mas eles não estão “totalmente felizes com a maneira como tudo aconteceu”.
Eles querem saber por que a FIA não tomou as mesmas ações na temporada passada. As duas equipes fizeram lobby por “monitoramento maior” durante as férias de verão, e houve rumores de que a FIA introduziria “algo novo” no GP de Singapura.
Mas isso nunca aconteceu, por “razões não especificadas”. A McLaren, vista como a principal – mas não a única – beneficiária da brecha, foi potencialmente capaz de ganhar uma vantagem no último quarto da temporada, e eles podem mantê-la no início de 2025.
Lewis Hamilton terá dificuldades com um aspecto de ser um piloto da Ferrari
O cenário competitivo na temporada de 2025 pode mudar consideravelmente quando a nova diretriz entrar em vigor. Mass, pelo menos, as equipes têm tempo para traçar um plano.
Hamilton tem uma chance de ganhar um oitavo campeonato mundial este ano. A Ferrari quer ser uma concorrente forte, mas Max Verstappen, Lando Norris e Charles Leclerc estão indiscutivelmente em melhor posição.
Verstappen não tem um companheiro de equipe para desafiá-lo, Norris pode ter o carro mais rápido e Leclerc já está profundamente enraizado na Ferrari. Para Hamilton é tudo novo, inclusive os detalhes do carro e de como a Ferrari opera durante um final de semana de corrida.
Muitos jornalistas do paddock acreditam que Hamilton não vai “gostar” do escrutínio único da mídia que acompanha as corridas pela Ferrari. Mas outros acreditam que como sendo o maior nome do esporte, ele está “bem acostumado a lidar com isso”. O tempo vai dizer.
comentarios f1, ferrari descontente, noticias f1, noticias ferrari f1, noticias fred vasseur, noticias lewis hamilton, scuderia ferrari, Scuderia Ferrari 2025
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.