Ferrari corre o risco de perder Hamilton e Leclerc
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 às 17:38
Lewis Hamilton e Charles Leclerc
O narrador principal da Sky Sports, David Croft, afirmou que a Ferrari corre o risco de perder Lewis Hamilton e Charles Leclerc, sua dupla de pilotos de ponta. Isso se tornará uma realidade se o monolugar de 2026 não lhes oferecer chances reais de vitórias.
A temporada de Lewis Hamilton ficou muito aquém de sua gloriosa história na Fórmula 1. Além disso, o desempenho não correspondeu às notáveis habilidades de Charles Leclerc. Contudo, David Croft enfatizou que a responsabilidade é primariamente da Ferrari e, assim, fez um alerta severo à equipe italiana. “Esse não é o carro que eles precisam. A Ferrari terá sérias dificuldades para manter ambos os pilotos caso enfrentem outra temporada como esta no próximo ano”, declarou.
Quando Hamilton foi apresentado pela primeira vez na sede de Enzo Ferrari em Maranello, a atmosfera era eletrizante, disse Croft ao Express Sport. Havia tanto potencial e muita alegria na ocasião. Eu creio que Lewis se sentiu muito bem vestido de vermelho, conforme ele relatou.
No entanto, as emoções após a primeira temporada de Hamilton como piloto da Ferrari não poderiam ser mais discrepantes do que eram antes. Hamilton chegou a admitir ter sido dominado por sentimentos de raiva. Isso ocorreu após sua quarta eliminação consecutiva no Q1 na última corrida da temporada, em Abu Dhabi. A Ferrari já está devidamente alertada que Hamilton e Leclerc podem sair.
Análise da adaptação de Hamilton
“Por alguma razão, as coisas não saíram como planejado”, acrescentou Croft. Acho que os dois principais motivos para isso são claros. Primeiro, o carro não tem sido bom o suficiente. Segundo, Lewis não se adaptou completamente à estrutura e às pessoas lá. Isso não significa que eles não se deem bem. Simplesmente, não estão em total sintonia. Eles precisam encontrar uma forma de se entrosar durante o recesso de inverno, enfatizou o jornalista britânico.
Não obstante, Croft acredita que a maior parte da responsabilidade recai inteiramente sobre a Ferrari. A escuderia italiana falhou em fornecer a seus pilotos o carro adequado para vencer corridas. Se os italianos falharem novamente no próximo ano, eles certamente correrão o risco de perder sua dupla de pilotos de ponta. “Por algum motivo, as coisas não estão evoluindo como deveriam”, acrescentou Croft.
O futuro de Leclerc e o peso da equipe
“Cabe à Ferrari dar um carro competitivo a ele, e também a Charles Leclerc”, continuou Croft. Não devemos nos esquecer que, embora Lewis tenha tido dificuldades, Charles teve a sua quarta temporada sem vitórias em sete anos com a Ferrari. O carro atual não é o que eles precisam. A Ferrari terá dificuldades em manter ambos os pilotos se enfrentarem outra temporada como esta no próximo ano. Isso concluiu a análise do narrador.

Conversa privada de Croft com Hamilton confirma verdade sobre aposentadoria na F1
Croft compartilha uma conversa privada que teve em Las Vegas. Ele sugere que Hamilton precisa urgentemente recuperar a autoconfiança. Ao mesmo tempo, ele aborda a potencial aposentadoria do heptacampeão mundial do esporte. Considerando alguns de seus comentários à mídia, pessoas próximas ao paddock interpretaram suas palavras como declarações pré-aposentadoria. Croft, por sua vez, abordou a temporada de estreia de Hamilton na Ferrari. Ele falou da série de perguntas que o piloto tem sido forçado a responder à mídia após as sessões de treinos.
“Isso deve ser algo muito desmoralizante”, disse Croft ao Express Sport. Especialmente para um heptacampeão mundial, ter que responder constantemente a perguntas sobre sua lentidão e por que as coisas estão dando tão errado. Lewis sempre foi um grande lutador e um grande batalhador ao longo de sua carreira. Eu o considero o melhor de todos os tempos. Realmente acho que ele é meu favorito dentro e fora das pistas. Essa opinião não se deve apenas ao fato de ele ser de Stevenage, afinal, todos nos apoiamos mutuamente, ele detalhou.
Hamilton estará de volta em 2026
Croft então revelou que teve uma conversa particular com Lewis Hamilton em Las Vegas. Naquele GP, o piloto se classificou em último, na 20ª posição. Aquela foi a primeira das quatro eliminações no Q1 com as quais ele encerraria a temporada de F1 de 2025. “Encontrei Lewis e conversei com ele em Las Vegas”, acrescentou o comentarista da Sky Sports. Não vou revelar o assunto de nossa conversa. No entanto, ele precisa apenas acreditar. Precisa se lembrar que ele é Lewis Hamilton e que não perdeu essa capacidade. Essa conversa sugere, assim, uma momentânea falta de autoconfiança no heptacampeão mundial.
Contudo, Croft revelou que Hamilton não vai se aposentar do esporte durante o recesso de inverno. Ele estará presente antes da temporada de F1 de 2026. “Lewis vai voltar”, esclareceu. Ele não vai se aposentar, não vai desistir. Ele estará no grid em 2026. Tenho plena certeza, conhecendo Lewis como conheço, de que ele se sentirá renovado, revigorado e ansioso para retornar após passar um tempo longe das pistas. Ele não pode se dar ao luxo de começar a temporada como está terminando esta. Caso isso aconteça, haverá cada vez mais perguntas sobre seu futuro, concluiu Croft.
Charles Leclerc, comentar formula 1, david croft, ferrari, formula 1, gp, lewis hamilton, maior comunidade F1, maranello, Monoposto F1 2026, Monoposto Ferrari, noticias f1, sky sports
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.