Ferrari confirma saída de Mattia Binotto
terça-feira, 29 de novembro de 2022 às 8:32A Ferrari confirmou que Mattia Binotto deixará seu cargo de chefe da equipe em 31 de dezembro após a decepcionante temporada 2022.
A notícia surge depois de um período de intensas especulações da mídia italiana a respeito de sua posição na Scuderia.
A Ferrari sofreu numerosos problemas de confiabilidade, falhas operacionais e erros dos pilotos em 2022, permitindo que a Red Bull conquistasse facilmente ambos os títulos.
A princípio, a equipe foi forçada a negar os rumores sobre a saída de Binotto, e ele também esclareceu que havia conversado com John Elkann durante o fim de semana do GP de Abu Dhabi.
Em uma declaração, Binotto disse que está deixando uma equipe “unida e crescendo”, o que levará ao sucesso no futuro.
“Com o pesar que isso acarreta, eu decidi concluir minha colaboração com a Ferrari”, comentou ele.
“Eu estou deixando uma companhia que amo e da qual fiz parte por 28 anos com a serenidade que vem da convicção de que fiz todos os esforços para alcançar os objetivos estabelecidos”.
“Eu deixo uma equipe unida e crescendo. Tenho certeza que ela está forte e pronta para alcançar as mais altas metas e lhe desejo o melhor para o futuro”.
“Eu acredito que é correto dar este passo no momento, por mais difícil que esta decisão tenha sido para mim”.
A notícia de hoje encerra uma parceria de 28 anos entre a Ferrari e Binotto que teve início em 1995, quando ele se juntou à equipe.
Ele foi nomeado chefe do departamento de motor da Ferrari em 2013 antes da introdução do regulamento híbrido na Fórmula 1.
Após um começo ruim e uma temporada 2014 sem vitórias, Binotto teve um papel importante na melhoria de performance que culminou com o sucesso no GP da Malásia de 2015.
Em 2016, ele substituiu James Allison – que posteriormente saiu para trabalhar na Mercedes – como chefe técnico.
Depois de um período bem sucedido na função, no qual a Ferrari lutou regularmente por vitórias e campeonatos em 2017 e 2018, Binotto foi promovido a chefe em 2019 no lugar de Maurizio Arrivabene.
confirmação, demissão, ferrari, formula 1, mattia binotto, saida
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.