Ferrari avança mais forte que nunca sobre Adrian Newey

domingo, 14 de abril de 2024 às 14:08

A Ferrari e Adrian Newey

A Ferrari quer o engenheiro mais renomado da Fórmula 1 antes de Lewis Hamilton se juntar à equipe no próximo ano, de acordo com Michael Schmidt, principal jornalista da Auto Motor und Sport (AMuS) para a F1.

Os italianos terminaram em P3 no campeonato de construtores do ano passado, atrás de Red Bull e Mercedes, mas nesse ano vem se estabelecendo como o adversário mais próximo da Red Bull. Carlos Sainz, que perderá a vaga para Hamilton, venceu o GP da Austrália e é a única equipe a ter pelo menos um carro no pódio em todas as corridas.

Após a conquista do piloto de maior sucesso da F1 – talvez a maior transferência de pilotos na história do esporte – a AMuS diz que a Ferrari está atrás de outro grande nome do esporte. Desta vez, porém, é uma figura que faz o seu trabalho nos bastidores.

A Ferrari não ganha o título de equipes desde 2008 e o título de pilotos desde 2007. Embora a Red Bull pareça ser amplamente dominante nesta temporada, eles esperam acabar com a seca em 2025.

O chefe da equipe, Fred Vasseur, também está tentando montar a equipe mais forte possível para enfrentar o novo regulamento de 2026. Existe uma grande possibilidade de que as alterações drásticas possam abalar a ordem na frente do grid.

Ferrari busca mentor da Red Bull para trabalhar ao lado de Lewis Hamilton

A AMuS relatou que a Ferrari está pressionando forte para contratar o desenhista chefe da Red Bull, Adrian Newey. Numa entrevista no início deste ano, Newey revelou que rejeitou três abordagens anteriores da marca italiana devido a preocupações com a sua cultura implacável, mas reconheceu o seu fascínio único. Nessa mesma entrevista Newey também disse que gostaria de trabalhar com Lewis Hamilton.

Então, dessa vez, além de muito dinheiro e ainda trabalhar com Hamilton, a Ferrari ofereceu a Newey uma liberdade técnica sem precedentes na Scuderia, liberdade essa que nem o sul-africano Rory Byrne teve nos títulos de Schumacher no início desse século.

Com isso, Maranello espera conseguir Newey nesta quarta tentativa, além de desestabilizar seus principais concorrentes. O atual campeão mundial Max Verstappen pretende ficar na Red Bull, mas apenas se as coisas permanecerem como estão agora, e a saída de Newey seria sísmica.

No ano passado, o RB19 de Newey quebrou recordes nas mãos de Verstappen e Sergio Perez ao produzirem a temporada mais dominante da história da F1. Os Touros venceram 21 dos 22 GPs da temporada e, embora a Ferrari possa apresentar um desafio mais difícil este ano, o RB20 ainda está claramente à frente.

Newey, atualmente com 65 anos também obteve grande sucesso com outras equipes. Ao longo de uma carreira histórica na F1, que também contou com passagens pela Williams e pela McLaren, ele esteve envolvido em 12 temporadas de conquistas de títulos. Damon Hill, que conquistou o título com um de seus carros em 1996, chamou-o de ‘gênio’ no podcast F1 Nation.

Aston Martin também gostaria de Adrian Newey

Inevitavelmente, dado o seu histórico, a Ferrari não é a única equipe que está de olho em Newey. A AMuS também reiterou que a Aston Martin é um pretendente, com base em um relato anterior de que Lawrence Stroll havia “aumentado a aposta” em sua perseguição.

Stroll acaba de renovar com seu piloto estrela, com Fernando Alonso se comprometendo por pelo menos mais dois anos. Talvez parte da razão pela qual o bicampeão mundial concordou em ficar foi porque ele sabia que o canadense estava visando ambiciosamente o pessoal técnico de elite.

A Ferrari está muito mais perto de vencer campeonatos do que a Aston Martin neste momento, com três posições e 87 pontos separando as duas na classificação. No entanto, a equipe de Silverstone espera dar um grande passo em 2026, quando iniciar sua parceria exclusiva com a Honda, que atualmente trabalha com a Red Bull.

David Croft disse que “adoraria” ver Newey formar um poderoso triunvirato com Hamilton e Ferrari. Mas a Red Bull pode fazer tudo o que puder para manter uma figura que é indiscutivelmente a chave para o seu grande sucesso.

“Com a política da Ferrari estabilizada, o grande trabalho de Fred Vasseur, a ascensão da Ferrari e a contratação de Lewis Hamilton, esse é o melhor momento possível para Newey finalmente aceitar o desafio de levar os Vermelhos ao título”, disse um insider da F1 que não quis se identificar.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.